Neste trabalho apresentamos a metodologia do uso de palestras desenvolvidas para alunos do ensino médio com a parceria de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins e professores desta instituição. Esta ação permitiu a criação de espaços dentro da escola para que fossem desenvolvidos temas gerais de formação técnica e pessoal dos alunos do ensino médio. A ação teve como um dos seus objetivos desenvolver meios em escolas atendidas pelo programa PIBID de Física- EAD vinculado a Universidade Federal do Tocantins, que venham a contribuir para o processo de formação contínua dos alunos, no desenvolvimento de questões técnicas, éticas, consciência social, valores morais, atitudinais e formação de consciência crítica. Sua base está alicerçada na importância de se desenvolver e se usar outras metodologias de ensino, afim de educar também para a cidadania, uma das funções da escola. Inicialmente as palestras tiveram temas motivacionais visando atender turmas com falta de interesse pelos estudos. As demais palestras, abordaram diversas áreas do conhecimento como: ciências, saúde, alimentação, meio ambiente, e foram realizadas tanto na escola atendida pelo PIBID de Física-EAD o CEM Castro Alves, como na Escola Estadual Criança Esperança, ambas na cidade de Palmas, TO, nos anos de 2015 e 2016. Buscou-se com isso a aproximação dos alunos das escolas atendidas com diferentes temas relacionados a ciências, para que os alunos tivessem a oportunidade conhecer, entender e apreciar assuntos do seu cotidiano. Os alunos das escolas tiveram mudanças de comportamento após as palestras, como maior interesse e curiosidade nas aulas, podendo-se afirmar que a metodologia adotada obteve êxito. Além disto, em resposta a uma pesquisa realizada após as palestras, a maior parte dos 128 alunos afirmaram que gostaram delas e dos assuntos abordados e passaram a entender melhor sobre esses temas.