RO presente artigo é um recorte de uma tese de doutoramento em andamento que versa sobre os “Efeitos da Política de Avaliação por Resultados na Prática Docente: Estudo de Caso no Estado de Pernambuco”. Iremos discorrer sobre a política de avaliação por resultado, avaliação em larga escala no Brasil e a avaliação por resultado em Pernambuco. Tal investigação é de natureza qualitativa, terá como instrumentos a observação, a entrevista semiestruturada com os atores escolares: docentes e gestão escolar. Além disso será realizado um estudo de caso em uma escola pública de tempo integral que vem apresentando resultados positivos nos índices propostos pela rede. Os resultados ainda são preliminares, especificamente porque a recolha de dados empíricos ainda foi efetivada. Logo, os dados presentes neste artigo são fruto de revisão bibliográfica e observações como docente de uma escola de tempo integral. O paradigma da escola eficaz vem norteando a política educacional, para a hegemonia deste paradigma foram primordiais a redefinição do papel do Estado e revalorização da ideologia do mercado, sendo responsável pela elucidação do papel da avaliação educacional (AFONSO, 1999), pois, passa a ser “espelho” para os Estados demostrarem a qualidade da educação e da eficiência educativa. No entanto, questionamos a ênfase e a pressão para que a escola e docentes atinjam os índices, voltando sua prática ao treino para responder testes, enquanto a formação humana, voltada aos valores fica em segundo plano, contudo, é de grande importância conhecer qual o impacto que a política de avaliação por resultado na prática de docentes de escolas de tempo integral de Pernambuco.