Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SOBRE O MONITORAMENTO DAS EMISSÕES VEICULARES

Palavra-chaves: IMPACTOS, SUSTENTABILIDADE, EDUCANDOS Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38266
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2292
    "inscrito_id" => 6338
    "titulo" => "POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SOBRE O MONITORAMENTO DAS EMISSÕES VEICULARES"
    "resumo" => "A compreensão dos impactos ambientais decorrentes das emissões atmosféricas; as quais não se restringem somente às áreas onde ocorreram as emissões, pois a dispersão por meio das correntes de ar, as partículas e gases ultrapassam fronteiras regionais e nacionais, causando as mudanças climáticas globais; subsidiam significativos progressos no combate à degradação ambiental e melhoria na vida dos seres humanos. O objetivo do presente trabalho foi demonstrar os potenciais impactos causados pelas emissões de gases provenientes da queima de combustíveis em veículos automotores, bem como observar a percepção dos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)/Campus Paraíso do Tocantins sobre esses impactos. Para a execução deste estudo, os alunos realizaram o monitoramento de experimentos em veículos automotores com Escala Ringelmann, observando o o tipo de veículo e tipo de combustível utilizado. Logo após, os alunos opinaram sobre o resultado encontrado, no sentido de percepção social sobre os problemas ambientais que podem ser causados por esse tipo de emissão. Os dados demonstraram a contribuição da poluição atmosférica dos veículos automotores, onde 30,4% dos veículos monitorados apresentaram patamares superiores ao permitido pela legislação ambiental. O monitoramento culminou na reflexão dos problemas e senso crítico para amenizar os efeitos da poluição. Observou-se também a necessidade do aprimoramento das medidas para redução das emissões de poluentes atmosféricos de origem veicular, à medida em que os mesmos operam na sua maioria com combustíveis fósseis (gasolina e diesel), e os gases apresentam significativos efeitos nocivos e socioambientais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "IMPACTOS, SUSTENTABILIDADE, EDUCANDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID6338_11092017201536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE GARCIA DA SILVA MORAIS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LILI RODRIGUES"
    "autor_email" => "lilianegarcia@ifto.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38266
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2292
    "inscrito_id" => 6338
    "titulo" => "POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SOBRE O MONITORAMENTO DAS EMISSÕES VEICULARES"
    "resumo" => "A compreensão dos impactos ambientais decorrentes das emissões atmosféricas; as quais não se restringem somente às áreas onde ocorreram as emissões, pois a dispersão por meio das correntes de ar, as partículas e gases ultrapassam fronteiras regionais e nacionais, causando as mudanças climáticas globais; subsidiam significativos progressos no combate à degradação ambiental e melhoria na vida dos seres humanos. O objetivo do presente trabalho foi demonstrar os potenciais impactos causados pelas emissões de gases provenientes da queima de combustíveis em veículos automotores, bem como observar a percepção dos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)/Campus Paraíso do Tocantins sobre esses impactos. Para a execução deste estudo, os alunos realizaram o monitoramento de experimentos em veículos automotores com Escala Ringelmann, observando o o tipo de veículo e tipo de combustível utilizado. Logo após, os alunos opinaram sobre o resultado encontrado, no sentido de percepção social sobre os problemas ambientais que podem ser causados por esse tipo de emissão. Os dados demonstraram a contribuição da poluição atmosférica dos veículos automotores, onde 30,4% dos veículos monitorados apresentaram patamares superiores ao permitido pela legislação ambiental. O monitoramento culminou na reflexão dos problemas e senso crítico para amenizar os efeitos da poluição. Observou-se também a necessidade do aprimoramento das medidas para redução das emissões de poluentes atmosféricos de origem veicular, à medida em que os mesmos operam na sua maioria com combustíveis fósseis (gasolina e diesel), e os gases apresentam significativos efeitos nocivos e socioambientais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "IMPACTOS, SUSTENTABILIDADE, EDUCANDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID6338_11092017201536.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE GARCIA DA SILVA MORAIS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LILI RODRIGUES"
    "autor_email" => "lilianegarcia@ifto.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A compreensão dos impactos ambientais decorrentes das emissões atmosféricas; as quais não se restringem somente às áreas onde ocorreram as emissões, pois a dispersão por meio das correntes de ar, as partículas e gases ultrapassam fronteiras regionais e nacionais, causando as mudanças climáticas globais; subsidiam significativos progressos no combate à degradação ambiental e melhoria na vida dos seres humanos. O objetivo do presente trabalho foi demonstrar os potenciais impactos causados pelas emissões de gases provenientes da queima de combustíveis em veículos automotores, bem como observar a percepção dos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)/Campus Paraíso do Tocantins sobre esses impactos. Para a execução deste estudo, os alunos realizaram o monitoramento de experimentos em veículos automotores com Escala Ringelmann, observando o o tipo de veículo e tipo de combustível utilizado. Logo após, os alunos opinaram sobre o resultado encontrado, no sentido de percepção social sobre os problemas ambientais que podem ser causados por esse tipo de emissão. Os dados demonstraram a contribuição da poluição atmosférica dos veículos automotores, onde 30,4% dos veículos monitorados apresentaram patamares superiores ao permitido pela legislação ambiental. O monitoramento culminou na reflexão dos problemas e senso crítico para amenizar os efeitos da poluição. Observou-se também a necessidade do aprimoramento das medidas para redução das emissões de poluentes atmosféricos de origem veicular, à medida em que os mesmos operam na sua maioria com combustíveis fósseis (gasolina e diesel), e os gases apresentam significativos efeitos nocivos e socioambientais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.