A compreensão dos impactos ambientais decorrentes das emissões atmosféricas; as quais não se restringem somente às áreas onde ocorreram as emissões, pois a dispersão por meio das correntes de ar, as partículas e gases ultrapassam fronteiras regionais e nacionais, causando as mudanças climáticas globais; subsidiam significativos progressos no combate à degradação ambiental e melhoria na vida dos seres humanos. O objetivo do presente trabalho foi demonstrar os potenciais impactos causados pelas emissões de gases provenientes da queima de combustíveis em veículos automotores, bem como observar a percepção dos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)/Campus Paraíso do Tocantins sobre esses impactos. Para a execução deste estudo, os alunos realizaram o monitoramento de experimentos em veículos automotores com Escala Ringelmann, observando o o tipo de veículo e tipo de combustível utilizado. Logo após, os alunos opinaram sobre o resultado encontrado, no sentido de percepção social sobre os problemas ambientais que podem ser causados por esse tipo de emissão. Os dados demonstraram a contribuição da poluição atmosférica dos veículos automotores, onde 30,4% dos veículos monitorados apresentaram patamares superiores ao permitido pela legislação ambiental. O monitoramento culminou na reflexão dos problemas e senso crítico para amenizar os efeitos da poluição. Observou-se também a necessidade do aprimoramento das medidas para redução das emissões de poluentes atmosféricos de origem veicular, à medida em que os mesmos operam na sua maioria com combustíveis fósseis (gasolina e diesel), e os gases apresentam significativos efeitos nocivos e socioambientais.