Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO CENTRO DE REABILITAÇÃO PARA O PROCESSO INCLUSIVO NO MUNICIPIO DE JARDIM DO SERIDÓ/RN

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CENTRO DE REABILITAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, PARCERIA Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      inclusivo e apresentar a necessidade de se firmar uma parceria entre todos os envolvidos no processo\r\n
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      professores das escolas de ensino regular da rede pública do município de Jardim do Seridó/RN. Buscando\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como tema “A contribuição do centro de reabilitação para o processo inclusivo no município de Jardim do Seridó/RN. Tal Instituição atende a usuários com deficiência ou Necessidades Educacionais Especiais que encontram-se matriculados na rede de ensino do município. Para tanto, apresenta-se como questão de partida, a seguinte problemática: que contribuição o Centro de Municipal de Reabilitação traz para o processo inclusivo no município de Jardim do Seridó/RN? O mesmo tem como objetivo geral, analisar a contribuição do Centro de Reabilitação frente ao processo inclusivo no município. Ainda tem-se como objetivos específicos refletir sobre os fatores facilitadores do processo inclusivo e apresentar a necessidade de se firmar uma parceria entre todos os envolvidos no processo inclusivo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, com aplicação do questionário com oito professores das escolas de ensino regular da rede pública do município de Jardim do Seridó/RN. Buscando compreender a problemática construída, analisou-se os dados da pesquisa, baseados nos estudos de Mantoan (2006), Brasil (2011, 2008, 2001) e Perrenoud (2001, 2000), onde foi possível perceber que a maioria dos alunos com NEE, matriculados na rede regular de ensino, frequentam o Centro, que os educadores percebem na instituição especializada como suporte efetivo para o processo inclusivo, bem como sua atuação na viabilização do acesso e garantia aos direitos da pessoa com deficiência. Ainda destacaram que o referido centro, orienta a inserção de atividades voltadas para o processo de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento pleno das pessoas com necessidades educacionais especiais.

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