O presente trabalho tem como tema “A contribuição do centro de reabilitação para o processo
inclusivo no município de Jardim do Seridó/RN. Tal Instituição atende a usuários com deficiência ou
Necessidades Educacionais Especiais que encontram-se matriculados na rede de ensino do município. Para
tanto, apresenta-se como questão de partida, a seguinte problemática: que contribuição o Centro de
Municipal de Reabilitação traz para o processo inclusivo no município de Jardim do Seridó/RN? O mesmo
tem como objetivo geral, analisar a contribuição do Centro de Reabilitação frente ao processo inclusivo no
município. Ainda tem-se como objetivos específicos refletir sobre os fatores facilitadores do processo
inclusivo e apresentar a necessidade de se firmar uma parceria entre todos os envolvidos no processo
inclusivo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, com aplicação do questionário com oito
professores das escolas de ensino regular da rede pública do município de Jardim do Seridó/RN. Buscando
compreender a problemática construída, analisou-se os dados da pesquisa, baseados nos estudos de Mantoan
(2006), Brasil (2011, 2008, 2001) e Perrenoud (2001, 2000), onde foi possível perceber que a maioria dos
alunos com NEE, matriculados na rede regular de ensino, frequentam o Centro, que os educadores percebem
na instituição especializada como suporte efetivo para o processo inclusivo, bem como sua atuação na
viabilização do acesso e garantia aos direitos da pessoa com deficiência. Ainda destacaram que o referido
centro, orienta a inserção de atividades voltadas para o processo de ensino e aprendizagem, bem como o
desenvolvimento pleno das pessoas com necessidades educacionais especiais.