O presente trabalho visa o desenvolvimento de novas abordagens no que tange os conteúdos da ciência geográfica para o ensino médio. Dentre estes o processo da regionalização é um componente curricular presente nas series iniciais do nível médio, entretanto como nova meio didático pautado na percepção do educando como forma primordial no processo de ensino-aprendizagem na escola. A geografia enquanto seu objeto de estudo tem o espaço como o centro de todos os acontecimentos sociais, políticos e econômicos, onde a regionalização surge no contexto da necessidade do homem de demarcar e orienta-se dentro de uma unidade distinta. Partido desse contexto, o trabalho tem seu desenvolvimento dentro da disciplina de geografia, na temática de regionalização do espaço geográfico, onde enquanto docente no uso de práticas tradicionais corriqueiras, utilizando como principal instrumento o livro didático como norteador no andamento da disciplina em que tinham por objetivo compreender o processo de regionalização do Brasil e do Mundo, apresentado conceituações e aspectos inerentes ao tema, bem como na utilização de recursos audiovisuais como vídeos e apresentações em slides. Entretanto a forma didática empreendida na turma não obteve êxito, mas criou-se questionamentos dos educando, dentre elas “Qual a necessidade de saber a organização dos continentes para nossas vidas”, partido desta indagação, enquanto docente a meios a tantas barreiras no dia a dia da educação brasileira, foi necessário parar por um momento e problematizar como poderia mudar a abordagem utilizada, fazer da geografia um campo mais humano no que tange o processo de ensino-aprendizagem, quais meios específicos poderia utilizar e o principal, qual seria objetivo central nesse processo.