Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FERRAMENTAS METODOLÓGICAS NA APLICAÇÃO DA GEOGRAFIA: UTILIZANDO O CONTEÚDO DA REGIONALIZAÇÃO BASEADO NA VIVENCIA DO EDUCANDO

Palavra-chaves: ENSINO, REGIONALIZAÇÃO, EDUCANDO, GEOGRAFIA Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36970
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3033
    "inscrito_id" => 3467
    "titulo" => "FERRAMENTAS METODOLÓGICAS NA APLICAÇÃO DA GEOGRAFIA: UTILIZANDO O CONTEÚDO DA REGIONALIZAÇÃO BASEADO NA VIVENCIA DO EDUCANDO"
    "resumo" => "O presente trabalho visa o desenvolvimento de novas abordagens no que tange os conteúdos da ciência geográfica para o ensino médio. Dentre estes o processo da regionalização é um componente curricular presente nas series iniciais do nível médio, entretanto como nova meio didático pautado na percepção do educando como forma primordial no processo de ensino-aprendizagem na escola. A geografia enquanto seu objeto de estudo tem o espaço como o centro de todos os acontecimentos sociais, políticos e econômicos, onde a regionalização surge no contexto da necessidade do homem de demarcar e orienta-se dentro de uma unidade distinta. Partido desse contexto, o trabalho tem seu desenvolvimento dentro da disciplina de geografia, na temática de regionalização do espaço geográfico, onde enquanto docente no uso de práticas tradicionais corriqueiras, utilizando como principal instrumento o livro didático como norteador no andamento da disciplina em que tinham por objetivo compreender o processo de regionalização do Brasil e do Mundo, apresentado conceituações e aspectos inerentes ao tema, bem como na utilização de recursos audiovisuais como vídeos e apresentações em slides. Entretanto a  forma didática empreendida na turma não obteve êxito, mas criou-se questionamentos dos educando, dentre elas “Qual a necessidade de saber a organização dos continentes para nossas vidas”, partido desta indagação, enquanto docente a meios a tantas barreiras no dia a dia da educação brasileira, foi necessário parar por um momento e problematizar como poderia mudar a abordagem utilizada, fazer da geografia um campo mais humano no que tange o processo de ensino-aprendizagem, quais meios específicos poderia utilizar e o principal, qual seria objetivo central nesse processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO, REGIONALIZAÇÃO, EDUCANDO, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID3467_02102017201059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO TEIXEIRA VIANA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VIANA"
    "autor_email" => "jpviana25@yahoo.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36970
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3033
    "inscrito_id" => 3467
    "titulo" => "FERRAMENTAS METODOLÓGICAS NA APLICAÇÃO DA GEOGRAFIA: UTILIZANDO O CONTEÚDO DA REGIONALIZAÇÃO BASEADO NA VIVENCIA DO EDUCANDO"
    "resumo" => "O presente trabalho visa o desenvolvimento de novas abordagens no que tange os conteúdos da ciência geográfica para o ensino médio. Dentre estes o processo da regionalização é um componente curricular presente nas series iniciais do nível médio, entretanto como nova meio didático pautado na percepção do educando como forma primordial no processo de ensino-aprendizagem na escola. A geografia enquanto seu objeto de estudo tem o espaço como o centro de todos os acontecimentos sociais, políticos e econômicos, onde a regionalização surge no contexto da necessidade do homem de demarcar e orienta-se dentro de uma unidade distinta. Partido desse contexto, o trabalho tem seu desenvolvimento dentro da disciplina de geografia, na temática de regionalização do espaço geográfico, onde enquanto docente no uso de práticas tradicionais corriqueiras, utilizando como principal instrumento o livro didático como norteador no andamento da disciplina em que tinham por objetivo compreender o processo de regionalização do Brasil e do Mundo, apresentado conceituações e aspectos inerentes ao tema, bem como na utilização de recursos audiovisuais como vídeos e apresentações em slides. Entretanto a  forma didática empreendida na turma não obteve êxito, mas criou-se questionamentos dos educando, dentre elas “Qual a necessidade de saber a organização dos continentes para nossas vidas”, partido desta indagação, enquanto docente a meios a tantas barreiras no dia a dia da educação brasileira, foi necessário parar por um momento e problematizar como poderia mudar a abordagem utilizada, fazer da geografia um campo mais humano no que tange o processo de ensino-aprendizagem, quais meios específicos poderia utilizar e o principal, qual seria objetivo central nesse processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO, REGIONALIZAÇÃO, EDUCANDO, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID3467_02102017201059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO TEIXEIRA VIANA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VIANA"
    "autor_email" => "jpviana25@yahoo.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho visa o desenvolvimento de novas abordagens no que tange os conteúdos da ciência geográfica para o ensino médio. Dentre estes o processo da regionalização é um componente curricular presente nas series iniciais do nível médio, entretanto como nova meio didático pautado na percepção do educando como forma primordial no processo de ensino-aprendizagem na escola. A geografia enquanto seu objeto de estudo tem o espaço como o centro de todos os acontecimentos sociais, políticos e econômicos, onde a regionalização surge no contexto da necessidade do homem de demarcar e orienta-se dentro de uma unidade distinta. Partido desse contexto, o trabalho tem seu desenvolvimento dentro da disciplina de geografia, na temática de regionalização do espaço geográfico, onde enquanto docente no uso de práticas tradicionais corriqueiras, utilizando como principal instrumento o livro didático como norteador no andamento da disciplina em que tinham por objetivo compreender o processo de regionalização do Brasil e do Mundo, apresentado conceituações e aspectos inerentes ao tema, bem como na utilização de recursos audiovisuais como vídeos e apresentações em slides. Entretanto a forma didática empreendida na turma não obteve êxito, mas criou-se questionamentos dos educando, dentre elas “Qual a necessidade de saber a organização dos continentes para nossas vidas”, partido desta indagação, enquanto docente a meios a tantas barreiras no dia a dia da educação brasileira, foi necessário parar por um momento e problematizar como poderia mudar a abordagem utilizada, fazer da geografia um campo mais humano no que tange o processo de ensino-aprendizagem, quais meios específicos poderia utilizar e o principal, qual seria objetivo central nesse processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.