O ensino de Ciências deve despertar a curiosidade e a investigação por parte dos alunos e deve ser uma experiência fascinante (Moreno 1998). Observar o e tocar seu objeto de seu estudo, saber como funciona e de onde vem, faz o aluno entender melhor o assunto e assim, construir de forma eficaz o conhecimento. O trabalho com projetos é uma das melhores alternativas para que o ensino de ciências seja significativo. Segundo Amaral & Guerra (2012), a maioria dos projetos resulta em uma aprendizagem que tem significado para os alunos, que tem relação com sua vida, que lhes desafia e lhes traz, de fato, uma aplicação de conhecimentos. Trabalhar o método científico através dessa ferramenta pode ser possível quando atrelada à aulas práticas e de campo, explorando a curiosidade dos alunos e trazendo para as aulas a investigação científica, fazendo com que os alunos aprendam ciências fazendo ciência.
Sendo o espaço escolar um meio de interação e construção de conhecimento e as aulas de ciências como um espaço ideal para despertar a curiosidade, foi executado com os alunos do 6º ano C do ensino fundamental II, da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, da cidade de João Pessoa, na Paraíba, o projeto “Descobrindo a Ciência” a fim de aproximar os alunos do método científico através de experiências simples a cerca dos temas propostos para a série; despertar a curiosidade sobre os processos naturais através da investigação científica; conhecer como os cientistas trabalham em seu cotidiano além de conhecer os cientistas destaques na ciência e como estes desenvolveram seu trabalho.
O início do projeto se deu no mês de abril de 2017, no início do 2º bimestre, com a escolha do tema de trabalho para o ano letivo: Descobrindo a ciência. Diversas aulas práticas e de campo foram montadas seguindo-se os assuntos propostos no plano de curso para a série. Foram feitas aulas práticas nos temas inerentes ao 6º ano, além de aulas de campo, vídeos, palestras e exposições de cartazes sobre o universo, solo e água com enfoque no método científico e em cientistas que se destacaram nesses temas. Para entender como a metodologia científica foi inserida no trabalhada com alunos, serão aplicados questionários com questões objetivas e subjetivas além de análise do desempenho escolar dos alunos ao longo dos bimestres, pois acreditamos que o projeto também levaria a melhorar o desempenho da turma na disciplina.
Os resultados ainda são preliminares, pois o projeto ainda está em andamento. Porém alguns dados já mostram avanços significativos no aprendizado dos alunos. Já observamos aumento no desempenho escolar dos alunos, interesse e frequência desses nas aulas, além de melhoramento do comportamento. Esses dados comprovam que os métodos utilizados promovem o aprendizado significativo, contribuindo para a formação de alunos críticos na mudança de concepção sobre o que é ser cientista, o que ele faz e como ele faz, principalmente aos cientistas negros.