Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESCOBRINDO A CIÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 6º ANO SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO.

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, MÉTODO CIENTÍFICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36405
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2671
    "inscrito_id" => 3495
    "titulo" => "DESCOBRINDO A CIÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 6º ANO SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO."
    "resumo" => """
      O ensino de Ciências deve despertar a curiosidade e a investigação por parte dos alunos e deve ser uma experiência fascinante (Moreno 1998). Observar o e tocar seu objeto de seu estudo, saber como funciona e de onde vem, faz o aluno entender melhor o assunto e assim, construir de forma eficaz o conhecimento. O trabalho com projetos é uma das melhores alternativas para que o ensino de ciências seja significativo. Segundo Amaral & Guerra (2012), a maioria dos projetos resulta em uma aprendizagem que tem significado para os alunos, que tem relação com sua vida, que lhes desafia e lhes traz, de fato, uma aplicação de conhecimentos. Trabalhar o método científico através dessa ferramenta pode ser possível quando atrelada à aulas práticas e de campo, explorando a curiosidade dos alunos e trazendo para as aulas a investigação científica, fazendo com que os alunos aprendam ciências fazendo ciência. \r\n
      Sendo o espaço escolar um meio de interação e construção de conhecimento e as aulas de ciências como um espaço ideal para despertar a curiosidade, foi executado com os alunos do 6º ano C do ensino fundamental II, da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, da cidade de João Pessoa, na Paraíba, o projeto “Descobrindo a Ciência” a fim de aproximar os alunos do método científico através de experiências simples a cerca dos temas propostos para a série; despertar a curiosidade sobre os processos naturais através da investigação científica; conhecer como os cientistas trabalham em seu cotidiano além de conhecer os cientistas destaques na ciência e como estes desenvolveram seu trabalho.\r\n
      O início do projeto se deu no mês de abril de 2017, no início do 2º bimestre, com a escolha do tema de trabalho para o ano letivo: Descobrindo a ciência. Diversas aulas práticas e de campo foram montadas seguindo-se os assuntos propostos no plano de curso para a série. Foram feitas aulas práticas nos temas inerentes ao 6º ano, além de aulas de campo, vídeos, palestras e exposições de cartazes sobre o universo, solo e água com enfoque no método científico e em cientistas que se destacaram nesses temas. Para entender como a metodologia científica foi inserida no trabalhada com alunos, serão aplicados questionários com questões objetivas e subjetivas além de análise do desempenho escolar dos alunos ao longo dos bimestres, pois acreditamos que o projeto também levaria a melhorar o desempenho da turma na disciplina. \r\n
      Os resultados ainda são preliminares, pois o projeto ainda está em andamento. Porém alguns dados já mostram avanços significativos no aprendizado dos alunos. Já observamos aumento no desempenho escolar dos alunos, interesse e frequência desses nas aulas, além de melhoramento do comportamento. Esses dados comprovam que os métodos utilizados promovem o aprendizado significativo, contribuindo para a formação de alunos críticos na mudança de concepção sobre o que é ser cientista, o que ele faz e como ele faz, principalmente aos cientistas negros.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, MÉTODO CIENTÍFICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3495_16092017180357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE BEZERRA DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "GISELE BEZERRA"
    "autor_email" => "gibezerra@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE JOÃO PESSOA, PB."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36405
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2671
    "inscrito_id" => 3495
    "titulo" => "DESCOBRINDO A CIÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 6º ANO SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO."
    "resumo" => """
      O ensino de Ciências deve despertar a curiosidade e a investigação por parte dos alunos e deve ser uma experiência fascinante (Moreno 1998). Observar o e tocar seu objeto de seu estudo, saber como funciona e de onde vem, faz o aluno entender melhor o assunto e assim, construir de forma eficaz o conhecimento. O trabalho com projetos é uma das melhores alternativas para que o ensino de ciências seja significativo. Segundo Amaral & Guerra (2012), a maioria dos projetos resulta em uma aprendizagem que tem significado para os alunos, que tem relação com sua vida, que lhes desafia e lhes traz, de fato, uma aplicação de conhecimentos. Trabalhar o método científico através dessa ferramenta pode ser possível quando atrelada à aulas práticas e de campo, explorando a curiosidade dos alunos e trazendo para as aulas a investigação científica, fazendo com que os alunos aprendam ciências fazendo ciência. \r\n
      Sendo o espaço escolar um meio de interação e construção de conhecimento e as aulas de ciências como um espaço ideal para despertar a curiosidade, foi executado com os alunos do 6º ano C do ensino fundamental II, da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, da cidade de João Pessoa, na Paraíba, o projeto “Descobrindo a Ciência” a fim de aproximar os alunos do método científico através de experiências simples a cerca dos temas propostos para a série; despertar a curiosidade sobre os processos naturais através da investigação científica; conhecer como os cientistas trabalham em seu cotidiano além de conhecer os cientistas destaques na ciência e como estes desenvolveram seu trabalho.\r\n
      O início do projeto se deu no mês de abril de 2017, no início do 2º bimestre, com a escolha do tema de trabalho para o ano letivo: Descobrindo a ciência. Diversas aulas práticas e de campo foram montadas seguindo-se os assuntos propostos no plano de curso para a série. Foram feitas aulas práticas nos temas inerentes ao 6º ano, além de aulas de campo, vídeos, palestras e exposições de cartazes sobre o universo, solo e água com enfoque no método científico e em cientistas que se destacaram nesses temas. Para entender como a metodologia científica foi inserida no trabalhada com alunos, serão aplicados questionários com questões objetivas e subjetivas além de análise do desempenho escolar dos alunos ao longo dos bimestres, pois acreditamos que o projeto também levaria a melhorar o desempenho da turma na disciplina. \r\n
      Os resultados ainda são preliminares, pois o projeto ainda está em andamento. Porém alguns dados já mostram avanços significativos no aprendizado dos alunos. Já observamos aumento no desempenho escolar dos alunos, interesse e frequência desses nas aulas, além de melhoramento do comportamento. Esses dados comprovam que os métodos utilizados promovem o aprendizado significativo, contribuindo para a formação de alunos críticos na mudança de concepção sobre o que é ser cientista, o que ele faz e como ele faz, principalmente aos cientistas negros.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, MÉTODO CIENTÍFICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3495_16092017180357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE BEZERRA DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "GISELE BEZERRA"
    "autor_email" => "gibezerra@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE JOÃO PESSOA, PB."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de Ciências deve despertar a curiosidade e a investigação por parte dos alunos e deve ser uma experiência fascinante (Moreno 1998). Observar o e tocar seu objeto de seu estudo, saber como funciona e de onde vem, faz o aluno entender melhor o assunto e assim, construir de forma eficaz o conhecimento. O trabalho com projetos é uma das melhores alternativas para que o ensino de ciências seja significativo. Segundo Amaral & Guerra (2012), a maioria dos projetos resulta em uma aprendizagem que tem significado para os alunos, que tem relação com sua vida, que lhes desafia e lhes traz, de fato, uma aplicação de conhecimentos. Trabalhar o método científico através dessa ferramenta pode ser possível quando atrelada à aulas práticas e de campo, explorando a curiosidade dos alunos e trazendo para as aulas a investigação científica, fazendo com que os alunos aprendam ciências fazendo ciência. Sendo o espaço escolar um meio de interação e construção de conhecimento e as aulas de ciências como um espaço ideal para despertar a curiosidade, foi executado com os alunos do 6º ano C do ensino fundamental II, da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, da cidade de João Pessoa, na Paraíba, o projeto “Descobrindo a Ciência” a fim de aproximar os alunos do método científico através de experiências simples a cerca dos temas propostos para a série; despertar a curiosidade sobre os processos naturais através da investigação científica; conhecer como os cientistas trabalham em seu cotidiano além de conhecer os cientistas destaques na ciência e como estes desenvolveram seu trabalho. O início do projeto se deu no mês de abril de 2017, no início do 2º bimestre, com a escolha do tema de trabalho para o ano letivo: Descobrindo a ciência. Diversas aulas práticas e de campo foram montadas seguindo-se os assuntos propostos no plano de curso para a série. Foram feitas aulas práticas nos temas inerentes ao 6º ano, além de aulas de campo, vídeos, palestras e exposições de cartazes sobre o universo, solo e água com enfoque no método científico e em cientistas que se destacaram nesses temas. Para entender como a metodologia científica foi inserida no trabalhada com alunos, serão aplicados questionários com questões objetivas e subjetivas além de análise do desempenho escolar dos alunos ao longo dos bimestres, pois acreditamos que o projeto também levaria a melhorar o desempenho da turma na disciplina. Os resultados ainda são preliminares, pois o projeto ainda está em andamento. Porém alguns dados já mostram avanços significativos no aprendizado dos alunos. Já observamos aumento no desempenho escolar dos alunos, interesse e frequência desses nas aulas, além de melhoramento do comportamento. Esses dados comprovam que os métodos utilizados promovem o aprendizado significativo, contribuindo para a formação de alunos críticos na mudança de concepção sobre o que é ser cientista, o que ele faz e como ele faz, principalmente aos cientistas negros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.