O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi instituído a partir da Lei nº 12.513 de 26/10/2011, para a qualificação técnica e profissional de trabalhadores e de alunos do ensino médio, intensificando a expansão e interiorização das redes federal, estadual e privada, a democratização da oferta aos alunos da Rede Pública e a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público (BRASIL/MEC/PRONATEC, 2012). O ensino médio integrado à educação profissional contempla a realidade brasileira de jovens que precisam se profissionalizarem durante o Ensino Médio. Nesse contexto, dentre os diversos cursos ofertados pelo programa, os de cunho administrativo aparecem com grande ênfase, exigindo uma demanda de acadêmicos e profissionais da área para essa transferência de conhecimento aos futuros trabalhadores. Porém, tais profissionais bem como os acadêmicos da área não possuem formação em licenciatura, sendo capacitados nos institutos de ensino superior públicos ou privados apenas como bacharéis.
Logo, a justificativa do presente trabalho se dar pela carência de estudos desenvolvidos empiricamente sobre a temática e que possam explorar de forma substancial à referida problemática da lacuna de professores da área de ciências sociais aplicadas atuantes no ensino técnico sem formação em licenciatura, uma vez que alunos de ensino médio-técnico necessitam de meios didáticos que tornem a aula além de produtiva, motivadora, atraente, dinâmica, inovadora, de modo que estimule a frequência e participação do alunado nas disciplinas.
A metodologia definida para o desenvolvimento do estudo caracteriza-se por adoção do método exploratório, por meio de abordagem qualitativa, adotando a evidência empírica de vivencias dos egressos do curso superior em administração que atuaram como professores no PRONATEC na Paraíba. Os dados compreendidos do estudo possuem natureza primária, coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. O roteiro das perguntas teve como base teórica a análise de SWOT (sigla é um acrônimo para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças)) ferramenta utilizada nas organizações que, conforme Fuscaldi (2008), a análise possibilita identificar as oportunidades que a organização pode utilizar para melhorar seu desempenho e as ameaças que podem afetá-la (ambiente externo), além de suas forças e fraquezas (ambiente interno). Porém, nesse estudo a análise SWOT foi adaptada para ponderar o perfil docente desses acadêmicos na sua atuação como professores do respectivo programa.
Quanto a análise dos dados, os pesquisadores tiveram como lentes conceituais aspectos relacionados quanto ao planejamento da disciplina, métodos e técnica de ensino-aprendizagem e atuação em salas de aula, evidenciando assim sua vivencia como docente e seu respectivo papel no cenário técnico-educacional.
O presente estudo com base nos resultados da pesquisa permite que acadêmicos, professores bacharéis e licenciados além de profissionais da gestão, reflitam sobre a prática docente na área de administração e suas consequências junto ao discente em virtude desse despreparo para o cargo, e assim, venham a refletir, repensar, sugerir e consequentemente modificar essa formação una na graduação do curso de administração.