Biologia e Sistemática de Plantas Vasculares é a disciplina do curso de Ciências Biológicas que integra o rol de disciplinas dos Conteúdos Básicos Profissionais, sendo obrigatória para as duas modalidades (Licenciatura e Bacharelado). O conteúdo estudado é complexo uma vez que que inclui grupos bastante diversos de vegetais (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). Com o intuito de tornar os conteúdos mais dinâmicos, a disciplina é ministrada através de aulas teóricas e práticas, que com o auxílio dos tutores tornam o aprendizado mais atraente com a utilização de metodologia didática, aumentando o interesse dos estudantes pela disciplina, refletindo em um número menor de notas baixas, reprovações e evasão do curso. O presente artigo relata a experiência da tutoria na melhoria da qualidade das aulas, proporcionado para os tutores experiências mais efetivas com a realidade do sistema educativo, bem como desenvolvimento de métodos que facilitam o ensino aprendizagem. As metodologias foram aplicadas no ambiente universitário que contêm laboratório, jardins, fragmento de Mata Atlântica e coleção botânica viva; partindo disso foram realizadas inúmeras aulas práticas, seguidas de estudos dirigidos e relatórios, com auxílio dos tutores integralmente, como também o uso de aplicativos didáticos com Kahoot!®, Blog e Whatsapp®. A partir da colocação dos alunos em referência ao Programa de Tutoria foi observado que houve melhor desempenho por parte dos discentes, contribuindo para a assimilação do conteúdo ministrado; pôde-se estreitar o relacionamento professor-tutor-aluno, que juntos buscaram melhores soluções e ideias para tornar o ensino mais efetivo e dinâmico. A tutoria tem se mostrado de tamanha importância para orientar os alunos em suas atividades, fortalecendo a relação docente-discente, assim como também, auxiliando os tutorandos a compreender e estabelecer um maior comprometimento com a disciplina, contribuindo para a aprovação final e o maior aproveitamento do curso.