RELATO DA EXPERIÊNCIA DE TUTORIA NA MELHORIA DA QUALIDADE DAS AULAS DE BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE PLANTAS VASCULARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38518 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4341 "inscrito_id" => 8583 "titulo" => "RELATO DA EXPERIÊNCIA DE TUTORIA NA MELHORIA DA QUALIDADE DAS AULAS DE BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE PLANTAS VASCULARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "resumo" => "Biologia e Sistemática de Plantas Vasculares é a disciplina do curso de Ciências Biológicas que integra o rol de disciplinas dos Conteúdos Básicos Profissionais, sendo obrigatória para as duas modalidades (Licenciatura e Bacharelado). O conteúdo estudado é complexo uma vez que que inclui grupos bastante diversos de vegetais (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). Com o intuito de tornar os conteúdos mais dinâmicos, a disciplina é ministrada através de aulas teóricas e práticas, que com o auxílio dos tutores tornam o aprendizado mais atraente com a utilização de metodologia didática, aumentando o interesse dos estudantes pela disciplina, refletindo em um número menor de notas baixas, reprovações e evasão do curso. O presente artigo relata a experiência da tutoria na melhoria da qualidade das aulas, proporcionado para os tutores experiências mais efetivas com a realidade do sistema educativo, bem como desenvolvimento de métodos que facilitam o ensino aprendizagem. As metodologias foram aplicadas no ambiente universitário que contêm laboratório, jardins, fragmento de Mata Atlântica e coleção botânica viva; partindo disso foram realizadas inúmeras aulas práticas, seguidas de estudos dirigidos e relatórios, com auxílio dos tutores integralmente, como também o uso de aplicativos didáticos com Kahoot!®, Blog e Whatsapp®. A partir da colocação dos alunos em referência ao Programa de Tutoria foi observado que houve melhor desempenho por parte dos discentes, contribuindo para a assimilação do conteúdo ministrado; pôde-se estreitar o relacionamento professor-tutor-aluno, que juntos buscaram melhores soluções e ideias para tornar o ensino mais efetivo e dinâmico. A tutoria tem se mostrado de tamanha importância para orientar os alunos em suas atividades, fortalecendo a relação docente-discente, assim como também, auxiliando os tutorandos a compreender e estabelecer um maior comprometimento com a disciplina, contribuindo para a aprovação final e o maior aproveitamento do curso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PROTUT, AULAS PRÁTICAS, ENSINO DE BOTÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8583_16102017205152.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATACHA OLIVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "NATACHA" "autor_email" => "natacha.olliveira@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38518 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4341 "inscrito_id" => 8583 "titulo" => "RELATO DA EXPERIÊNCIA DE TUTORIA NA MELHORIA DA QUALIDADE DAS AULAS DE BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE PLANTAS VASCULARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "resumo" => "Biologia e Sistemática de Plantas Vasculares é a disciplina do curso de Ciências Biológicas que integra o rol de disciplinas dos Conteúdos Básicos Profissionais, sendo obrigatória para as duas modalidades (Licenciatura e Bacharelado). O conteúdo estudado é complexo uma vez que que inclui grupos bastante diversos de vegetais (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). Com o intuito de tornar os conteúdos mais dinâmicos, a disciplina é ministrada através de aulas teóricas e práticas, que com o auxílio dos tutores tornam o aprendizado mais atraente com a utilização de metodologia didática, aumentando o interesse dos estudantes pela disciplina, refletindo em um número menor de notas baixas, reprovações e evasão do curso. O presente artigo relata a experiência da tutoria na melhoria da qualidade das aulas, proporcionado para os tutores experiências mais efetivas com a realidade do sistema educativo, bem como desenvolvimento de métodos que facilitam o ensino aprendizagem. As metodologias foram aplicadas no ambiente universitário que contêm laboratório, jardins, fragmento de Mata Atlântica e coleção botânica viva; partindo disso foram realizadas inúmeras aulas práticas, seguidas de estudos dirigidos e relatórios, com auxílio dos tutores integralmente, como também o uso de aplicativos didáticos com Kahoot!®, Blog e Whatsapp®. A partir da colocação dos alunos em referência ao Programa de Tutoria foi observado que houve melhor desempenho por parte dos discentes, contribuindo para a assimilação do conteúdo ministrado; pôde-se estreitar o relacionamento professor-tutor-aluno, que juntos buscaram melhores soluções e ideias para tornar o ensino mais efetivo e dinâmico. A tutoria tem se mostrado de tamanha importância para orientar os alunos em suas atividades, fortalecendo a relação docente-discente, assim como também, auxiliando os tutorandos a compreender e estabelecer um maior comprometimento com a disciplina, contribuindo para a aprovação final e o maior aproveitamento do curso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PROTUT, AULAS PRÁTICAS, ENSINO DE BOTÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8583_16102017205152.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATACHA OLIVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "NATACHA" "autor_email" => "natacha.olliveira@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }