Hoje vivemos em um emaranhado de tecnologias, com realidades virtuais, plataformas de comunicação, e diversas ferramentas voltadas ao conforto humano, e a construção social e futurista passa pela educação promovendo o crescimento pessoal e do cidadão Partido dessa reflexão, perpetuamos que as instituições de ensino necessitam de espaços e apetrechos que viabilize a formação dos seus educandos nas Tecnologia de Informação e Comunicação. Dessa forma o objetivou uma analisar do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano do ensino e aprendizagem em nas esferas do fundamental II e no Ensino Médio. Participaram do estudo, 108 alunos e 12 professores, em que constou uma análise bibliográfica e uma análise in loco, com aplicação de questionários para os alunos e entrevistamos os professores. O trabalho demostrou que há profissionais que precisam reformular sua prática pedagógica e didática, observamos que a utilização da tecnologia é demasiada e que ainda não há um consenso no uso dessa arma no processo de ensino e aprendizagem. Periciamos ainda que, as TICs são objetos de transformação no ensino aprendizagem confirmados pelos jovens, assim como, pelos professores que fazem uso. De forma intuitiva esperamos iluminar os educadores para essa perspectiva, já bem avançada das TCIs na educação, assim como, desperta para mais trabalhos que envolva essa temática, e dessa forma contribui para melhoria em nossas comunidades, assim como em toda a sociedade.