Desde 2011 os Grupos de Pesquisa Milton Santos e Sociologia do Trabalho Pedagógico, Currículo e Formação
Humana vêm trabalhando em projetos de pesquisa, ensino e extensão com objetivo de promover a autonomia
intelectual de seus componentes. Consideramos que o Programa de Ações Interdisciplinares – PAINTER,
realizado entre 2011 e 2012, é o marco deste objetivo. Através dele desenvolvemos uma didática de estudo
que muito tem contribuído para a formação teórica sólida dos discentes matriculados nos Cursos de Formação
de Professores na Universidade Federal de Alagoas. Didática que conforma um tipo de formação singular: a
formação de si. Formação que está fundada no método de leitura imanente, inspirada nas sugestões do filósofo
Sérgio Lessa, na obra: Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. O método também incorporou
contribuições teórico-metodológicas propostas por Camargo e Sposito. Foi no estudo sistemático desses
pesquisadores que o método foi aprimorado pelo Profº Ciro Bezerra. Ele postulou quatro momentos
organizados em uma sequência pedagógica: diálogo crítico, mapa das unidades significativas e
epistemológicas, diário etnográfico e interpretação compreensiva. Com esta sequência, que também
consubstancia um método de revisão bibliográfica, realizamos a leitura sistemática de La Boétie, Marilena
Chauí, Foucault, Sêneca, Epicuro. Pretendíamos nos apropriar dos sentidos atribuídos, por esses autores, à
categoria amizade. Assim, nos apoderamos dos conceitos e ideias sobre a categoria amizade. A amizade se nos
revelou como princípio educativo do trabalho pedagógico. Hoje ele é vivenciado no Projeto Formação de Si:
círculo comunitário de atividades extensionistas, iniciado em agosto de 2016, envolvendo estudantes do Ensino
Médio de três Escolas Estaduais no Estado de Alagoas: Alfredo Gaspar de Mendonça e Maria Ivone Santos de
Oliveira, em Maceió; e Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares. São nessas Escolas que temos aplicado o
método da leitura imanente, e nos esforçado em identificar e analisar os sentidos da categoria amizade, que
orienta nossas ações e relações. Este artigo tem a intensão de discorrer sobre o princípio educativo da amizade,
que orienta nossas pesquisas e estudos.