O presente trabalho visa relatar a prática docente dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do ensino de ciências, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife. O PIBID possibilita aos licenciandos, professores e alunos a ampliação dos procedimentos pedagógicos para o sucesso escolar, nos levando a refletir sobre a importância de utilizar recursos didáticos condizentes com o conteúdo e com o nível de aprendizagem dos alunos, a partir da perspectiva da teoria das Formações das Ações Mentais por etapas de Galperin. Visto que, o Programa revela-se de grande importância para a formação dos acadêmicos de licenciatura em Pedagogia em virtude da prática da docência ser imprescindível para a qualificação profissional do futuro professor. Relataremos uma aula aplicada em uma turma do 4° ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Diná de Oliveira, localizada no bairro da Iputinga- Recife-Pe. Este trabalho tem por objetivo descrever sobre as práticas pedagógicas dos pibidianos do ensino de ciências, explicitando uma aula que teve como tema “Estrutura da Terra”. O planejamento baseou-se na Teoria das Ações Mentais do teórico P.Ya. Galperin que está dividida em cinco etapas as quais são: motivação, base orientadora da ação, etapa de formação da ação no plano material ou materializado, etapa de formação da ação no plano da linguagem externa, etapa da ação verbal interna mental. Os resultados das nossas análises evidenciaram que o espaço do PIBID possibilita aos alunos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, nas reflexões sobre a importância do planejamento e de seguir uma teoria que contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.