A escola organizada por Ciclos inclui, em seu currículo, a Sala de Articulação, atualmente no estado de Mato Grosso, denominado de Laboratório de Aprendizagem e tem como objetivo atender no contraturno os alunos que não estão alfabetizados, após passarem pelo Ciclo de Alfabetização, bem como aqueles que apresentam defasagem em Língua Portuguesa e/ou Matemática. Este trabalho discute sobre o perfil dos alunos do 4º e 5º anos encaminhados ao laboratório de aprendizagem, em uma escola estadual de Cuiabá-MT. Utilizamos a Pesquisa qualitativa, tipo exploratória, utilizamos dados do diagnóstico inicial encaminhado pelo professor regente sobre as motivações e justificativa dos encaminhamentos dos alunos, bem como observação e registro do caderno campo. Ao observamos os registros dos encaminhamentos dos professores do 4º e 5º anos, muitos alunos encaminhados não estavam alfabetizados quando já deveriam estar plenamente com essas habilidades consolidadas. Observamos que houve alunos que foram mal avaliados por seus professores, uma vez que em algumas fichas constavam que não estavam alfabetizados, quando já haviam se apropriados do sistema de escrita alfabética, apresentando tão somente erros de grafia e leitura não fluente. O laboratório de aprendizagem tem uma função vital no chão da escola. Muitos dos alunos que frequentaram o Laboratório de Aprendizagem, na escola investigada, obtiveram avanços significativos no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Contudo, é possível afirmar a fragilidade do educador frente ao diagnóstico inicial, as práticas homogeneizadoras, que partem do princípio que todos estão no mesmo nível de compreensão prejudicam o desenvolvimento dos alunos que apresentam defasagem.