Este trabalho tem como objetivo principal analisar os jogos matemáticos, na busca por alternativas metodológicas para um melhor entendimento das operações envolvendo os números Inteiros Relativos. Para isso, foi vivenciado o jogo Subindo e Escorregando, que tratou desse conteúdo em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental. O estudo teve como campo de pesquisa uma escola da rede pública da rede estadual e envolveu trinta e dois estudantes. A metodologia utilizada no estudo teve uma abordagem quantitativa, qualitativa de forma exploratória descritiva. A coleta de dados se deu por observação, registro das jogadas e aplicação de um questionário contendo 10 (dez) perguntas referentes ao jogo aplicado. Nas análises dos dados foi possível perceber, que o jogo promoveu participação, interação, colaboração, curiosidade e proximidade com o conteúdo abordado. A maioria dos alunos conseguiu distinguir os números positivos, dos negativos, compreender sua localização na reta, bem como realizar a operação de adição com os números inteiros. Foi observado também, que os erros cometidos no questionário investigativo foram provenientes de má interpretação da questão. Os resultados se apresentaram como satisfatórios, a partir do momento em que pode ser constatado que os jogos matemáticos se caracterizam como importantes ferramentas para o ensino dos Números Inteiros Relativos e abrem novas perspectivas, não apenas por facilitar o trabalho do professor na sala de aula, mas, por ser um recurso que promove a compreensão do que está sendo ensinado e servindo de importante instrumento de avaliação do desempenho do estudante.