O presente artigo aborda a importância da inserção da Teoria com a prática no contexto de sala de aula, para o processo de ensino aprendizagem na escola de forma significativa. Analisando as dificuldades dos alunos em realizar o ato crítico comunicativo, tanto no meio escolar quanto em diversos contextos sociais, partiremos da problemática da dificuldade dos alunos na leitura e escrita dos alunos em sala de aula, procurando apontar a magnitude que o processo teoria e prática podem desempenhar para o aprimoramento da comunicação oral e escrita, deixando-os aptos em utilizá-los em variados contextos. Através das observações realizadas durante o desenvolvimento do projeto em uma escola de rede pública do Município de Catolé do Rocha-PB. A pesquisa apresenta-se como de campo e bibliográfica, sendo norteada através da análise de obras que esclarecem com detalhes essa temática e sua implicação com o ensino, como os teóricos Brasil(1999), Machado (1998), PCN´s (1998), dentre outros autores que se preocupam em mostrar as diversas possibilidades de entender o papel educativo que a teoria e prática exercem. Percebemos ao longo deste estudo, que o trabalho teoria e prática contribui positivamente para o processo de ensino-aprendizado na leitura e escrita dos educandos.