A Educação Infantil se constitui como a primeira etapa da Educação Básica, e se diferencia do Ensino Fundamental, por possuir particularidades próprias, sendo elas: o cuidar e o educar. Umas das discussões referente a essa etapa educacional é o entendimento de que a educação Infantil não se estabelece como um degrau para a etapa seguinte ou mesmo com o intuito de alfabetizar a criança. Este estudo tem como objetivo relatar experiências vivenciadas no momento da realização do componente curricular do Curso de Pedagogia da UFAC, o Estágio Supervisionado I. Destacando os aspectos que envolveram a rotina, atividades e práticas das professoras de Educação Infantil. Para tanto, foi adotado o método de abordagem qualitativa de natureza exploratória, pesquisa de campo e, para a coleta dos dados foi utilizado a observação do cotidiano da escola e registros escritos. Os resultados obtidos revelaram que a organização e gestão da escola influenciam na rotina, nas atividades e na prática pedagógica das professoras. Verificamos que os conceitos estabelecidos nos Documentos Oficiais quais sejam: o cuidar, educar e o brincar estavam presentes em diferentes contextos. Foi identificado práticas totalmente diferenciadas entre as duas escolas e professoras. As observações revelaram rotinas diferencias entre as escolas. Na escola identificada como 1 apresentou uma organização que respeitava as especificidades das crianças e estava em consonância aos documentos oficiais. Na a escola identificada como 2 estabelecia uma rotina rígida, onde o cuidar e o educar não era internacionalizado ou mesmo proposta na rotina escolar.