O presente trabalho tem por objetivo analisar o emprego de simulador para compreensão de conceitos relacionados à disciplina de Geografia, em turma do 1º Ano do Ensino Médio, ocorrida no semestre de 2017.1, em escola da Rede Privada de Ensino, na cidade de Fortaleza, Ceará. No contexto atual, o ambiente escolar está inserido, cada vez mais, na realidade tecnológica, seja pelos indivíduos providos dos mais diversos recursos, ou pela integração das Tecnologias Digitais às práticas Docentes. Neste sentido, faz-se necessária a compreensão de como estas inovações podem ser utilizadas de modo a admitir mudanças positivas que se diferenciem do modelo tradicional de Ensino. Assim, este trabalho envolveu uma pesquisa qualitativa com metodologia baseada em Pesquisa Exploratória que se dividiu em três fases. A primeira consistiu no planejamento da aula, com escolha de conteúdos e do aplicativo digital. A fase seguinte foi de coleta de dados e se dividiu em dois momentos: o primeiro de realização da atividade e o segundo de discussão sobre a prática. Finalmente, fez-se análise dos dados obtidos e elaborou-se um relatório que suscitou este trabalho. Constatou-se que o simulador proporcionou aos alunos visualização e interação com os conceitos geográficos, de modo a facilitar a compreensão da realidade, fato este relatado pelos estudantes. Verificaram-se, também, algumas das dificuldades que ainda permeiam estas ações, como a ausência de recursos ou formação docente satisfatória, para a execução das atividades. Percebeu-se que, apesar do caráter inicial instrucionista, o simulador se revela como potencial facilitador da percepção de conceitos, por seu formato ilustrativo, além de proporcionar interesse e curiosidade por parte dos alunos, essenciais para um processo de aprendizagem eficiente. Pretende-se dar continuidade a este trabalho, a fim de examinar outros aplicativos de simulação, para que se viabilizem diferentes formas metodológicas de aplicá-los.