Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SABERES EXPERIENCIAIS DE REFERÊNCIA E O VIR A SER DOCENTE

Palavra-chaves: SABERES EXPERIENCIAIS, SABERES EXPERIENCIAIS DE REFERÊNCIA, TORNAR-SE PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste artigo, são apresentados alguns dos resultados obtidos através da pesquisa de mestrado já defendida que teve como título: como me tornei professor: os saberes experienciais docentes e as histórias de vida de professores não licenciados. Esta pesquisa foi realizada em duas partes, a primeira, por meio da escrita (auto)biográfica das histórias de vida temática de 6 professores, e a segunda através de um questionário biográfico temático-reflexivo respondido por 302 professores. Neste estudo buscou-se compreender o processo do vir a ser docente, tendo como base a compreensão da constitutividade docente, a partir dos saberes experienciais, que foram subdivididos em saberes experienciais de referência e saberes experienciais da prática, onde observou-se quais as influências, desejos e motivações para o direcionamento à docência, bem como as dificuldades e superações dos anos iniciais da prática. Dentre os resultados obtidos na pesquisa de mestrado, pode-se destacar a influência das aprendizagens de referência tidas pelos professores enquanto estes eram alunos, onde surge a admiração pela profissão, bem como a referência do modus de ser professor e relacionar-se com os alunos. Também foi possível depreender quais os sujeitos de maior influência para a escolha da docência, no caso dos não-licenciados, foram os professores do período universitário. No que diz respeito ao início da prática, ficou evidente que a multiplicidade de oferta dos Institutos Federais passa a ser um fator de dificuldade para os profissionais não-licenciados. Ainda no que diz respeito à escolha da profissão, ficaram marcadas as perspectivas de direcionamento à docência por oportunidade/necessidade ou desejo/ vocação. Por fim, pode-se concluir que tornar-se professor é um processo que antecede o acesso à sala de aula, e que se dá na superação das próprias dificuldades, ao mesmo tempo que pode ser percebido mediante o sucesso dos alunos, mas que sobretudo se estabelece em um processo continnum perante a impermanência de um eterno vir a ser de aprendizagens e experiências.

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