LETRAMENTO ACADÊMICO: AS DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DOS TCC’S DAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMA, OBSERVADAS A PARTIR DO CONCEITO DE LETRAMENTO ACADÊMICO DE LEA E STREET.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37328 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2841 "inscrito_id" => 1935 "titulo" => "LETRAMENTO ACADÊMICO: AS DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DOS TCC’S DAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMA, OBSERVADAS A PARTIR DO CONCEITO DE LETRAMENTO ACADÊMICO DE LEA E STREET." "resumo" => "O presente trabalho refere-se a um projeto de pesquisa sobre letramento acadêmico, o qual surgiu a partir das observações do processo de formação dos (as) alunos (as) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Observa-se que durante o curso, estes discentes passam a ter contato e a elaborar diversos gêneros acadêmicos. Nesse contexto, à luz dos conceitos de Lea e Street, o projeto teve como objetivo analisar as dificuldades que os (as) alunos (as) deste curso apresentam durante a escrita do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o qual foi considerado como um dos gêneros da escrita acadêmica, na medida em que possui regras, formato e modelo próprio que só poderiam ser ensinados na universidade. Desta maneira, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com os estudantes do sétimo e oitavo período do ano de 2016, foi possível evidenciar alguns problemas existentes nos seus processos de letramento. Destacam-se, portanto, as dificuldades em compreender os textos teóricos e com a escrita normatizada segundo a ABNT. Deste modo, pode-se verificar a existência de uma formação que produz alunos com dificuldades referentes à escrita acadêmica demandada pelo curso, uma vez que muitos ainda se reportam aos métodos de escrita do ensino básico. Além disso, com o decorrer da pesquisa, teve-se necessidade de realizar também uma entrevista com uma determinada professora do curso de Pedagogia, a fim de compreender o seu ponto de vista em relação a estas dificuldades pontuadas no primeiro momento da pesquisa por esses estudantes e ainda conhecer como a mesma age durante o processo de orientação para ajudá-los com a elaboração dos TCCs, na medida em que evidencia-se que estes discentes já entram na universidade com dificuldades quanto à elaboração dos trabalhos acadêmicos, principalmente em relação ao TCC. Após, pontuarmos essas dificuldades entende-se que é necessária uma mudança em relação à forma como esse processo de letramento acadêmico está sendo desenvolvido com os alunos, na medida em que se percebe que a maioria destas dificuldades não foram totalmente corrigidas e ainda são persistentes e visíveis do inicio ao fim desta graduação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO ACADÊMICO, PEDAGOGIA, DIFICULDADES, TCC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID1935_23092017122954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIM GONÇALVES MARQUES " "autor_nome_curto" => "YASMIM MARQUES" "autor_email" => "yhasmim.marques.96@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37328 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2841 "inscrito_id" => 1935 "titulo" => "LETRAMENTO ACADÊMICO: AS DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DOS TCC’S DAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMA, OBSERVADAS A PARTIR DO CONCEITO DE LETRAMENTO ACADÊMICO DE LEA E STREET." "resumo" => "O presente trabalho refere-se a um projeto de pesquisa sobre letramento acadêmico, o qual surgiu a partir das observações do processo de formação dos (as) alunos (as) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Observa-se que durante o curso, estes discentes passam a ter contato e a elaborar diversos gêneros acadêmicos. Nesse contexto, à luz dos conceitos de Lea e Street, o projeto teve como objetivo analisar as dificuldades que os (as) alunos (as) deste curso apresentam durante a escrita do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o qual foi considerado como um dos gêneros da escrita acadêmica, na medida em que possui regras, formato e modelo próprio que só poderiam ser ensinados na universidade. Desta maneira, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com os estudantes do sétimo e oitavo período do ano de 2016, foi possível evidenciar alguns problemas existentes nos seus processos de letramento. Destacam-se, portanto, as dificuldades em compreender os textos teóricos e com a escrita normatizada segundo a ABNT. Deste modo, pode-se verificar a existência de uma formação que produz alunos com dificuldades referentes à escrita acadêmica demandada pelo curso, uma vez que muitos ainda se reportam aos métodos de escrita do ensino básico. Além disso, com o decorrer da pesquisa, teve-se necessidade de realizar também uma entrevista com uma determinada professora do curso de Pedagogia, a fim de compreender o seu ponto de vista em relação a estas dificuldades pontuadas no primeiro momento da pesquisa por esses estudantes e ainda conhecer como a mesma age durante o processo de orientação para ajudá-los com a elaboração dos TCCs, na medida em que evidencia-se que estes discentes já entram na universidade com dificuldades quanto à elaboração dos trabalhos acadêmicos, principalmente em relação ao TCC. Após, pontuarmos essas dificuldades entende-se que é necessária uma mudança em relação à forma como esse processo de letramento acadêmico está sendo desenvolvido com os alunos, na medida em que se percebe que a maioria destas dificuldades não foram totalmente corrigidas e ainda são persistentes e visíveis do inicio ao fim desta graduação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO ACADÊMICO, PEDAGOGIA, DIFICULDADES, TCC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID1935_23092017122954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIM GONÇALVES MARQUES " "autor_nome_curto" => "YASMIM MARQUES" "autor_email" => "yhasmim.marques.96@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }