O presente trabalho refere-se a um projeto de pesquisa sobre letramento acadêmico, o qual surgiu a partir das observações do processo de formação dos (as) alunos (as) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Observa-se que durante o curso, estes discentes passam a ter contato e a elaborar diversos gêneros acadêmicos. Nesse contexto, à luz dos conceitos de Lea e Street, o projeto teve como objetivo analisar as dificuldades que os (as) alunos (as) deste curso apresentam durante a escrita do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o qual foi considerado como um dos gêneros da escrita acadêmica, na medida em que possui regras, formato e modelo próprio que só poderiam ser ensinados na universidade. Desta maneira, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com os estudantes do sétimo e oitavo período do ano de 2016, foi possível evidenciar alguns problemas existentes nos seus processos de letramento. Destacam-se, portanto, as dificuldades em compreender os textos teóricos e com a escrita normatizada segundo a ABNT. Deste modo, pode-se verificar a existência de uma formação que produz alunos com dificuldades referentes à escrita acadêmica demandada pelo curso, uma vez que muitos ainda se reportam aos métodos de escrita do ensino básico. Além disso, com o decorrer da pesquisa, teve-se necessidade de realizar também uma entrevista com uma determinada professora do curso de Pedagogia, a fim de compreender o seu ponto de vista em relação a estas dificuldades pontuadas no primeiro momento da pesquisa por esses estudantes e ainda conhecer como a mesma age durante o processo de orientação para ajudá-los com a elaboração dos TCCs, na medida em que evidencia-se que estes discentes já entram na universidade com dificuldades quanto à elaboração dos trabalhos acadêmicos, principalmente em relação ao TCC. Após, pontuarmos essas dificuldades entende-se que é necessária uma mudança em relação à forma como esse processo de letramento acadêmico está sendo desenvolvido com os alunos, na medida em que se percebe que a maioria destas dificuldades não foram totalmente corrigidas e ainda são persistentes e visíveis do inicio ao fim desta graduação.