Nosso trabalho é resultado de uma atividade realizada a partir de uma perspectiva de Educação Ambiental conscientizadora e interdisciplinar, cujo objetivo consisti em conscientizar alunos da educação básica sobre a diminuição da produção de resíduos sólidos e mostrar que as questões ambientais transbordam os limites disciplinares. A partir disso, desenvolvemos um trabalho com base nos aportes teóricos que discutem a temática em questão. Os participantes da nossa pesquisa foram alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada localizada em uma cidade do interior da Paraíba. A escolha do contexto se deve a nossa inserção no ambiente e o interesse dos alunos durante as aulas de ciências e a necessidade de trabalhar com eles a conscientização sobre a produção de resíduos sólidos no âmbito escolar, principalmente no que se refere aos horários de recreação e durante as aulas da disciplina de artes. Nosso trabalho foi realizado na perspectiva de pesquisa participante, por analisar a situação e propor mudanças com o intuito de aprimorar as práticas analisadas. Embora seja um tema sempre presente em nosso dia a dia, notamos que algumas informações não eram claras para os alunos, por isso, vimos o quanto é proveitoso problematizar situações cotidianas, principalmente quando o assunto é de interesse social. Reafirmamos a importância de manter práticas que envolvam as questões ambientais e a participação dos professores das demais áreas de conhecimento na educação ambiental, por assumir o compromisso com uma formação crítica, reflexiva, autônoma e ética para a construção de uma sociedade sustentável.