Para ensinar ciências é indispensável que o professor saiba utilizar estratégias de ensino de modo a formar alunos participativos, críticos, com ferramentas necessárias para gerar ideias próprias, tomar decisões, entender e intervir de modo consciente no mundo que o rodeia. O ato de brincar é importante para a interação social e aprendizagens porque é o caminho pelo qual as crianças compreendem o mundo em que vivem e são chamadas a mudar. O desenvolvimento fisiológico e psicológico da criança age como instrumento de aprendizagem, é como um exercício preparatório para vida adulta. Na atualidade as atividades lúdicas podem ser utilizadas como um instrumento importante para à construção de novos conhecimentos, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, sendo o educando capaz de estabelecer relações complexas entre os elementos da realidade que se apresenta possibilitando autonomia e socialização. Neste contexto, a presente pesquisa possui importante relevância educacional, pois a mesma permitirá promover inovações em salas de aula, acrescentando e influenciando no modo de ensinar do professor, tendo em vista que ainda é comum metodologias tradicionais de ensino, o trabalho será desenvolvido através da aplicação de atividades lúdicas em sala de aula como estratégia de ensino tendo como objetivo, divulgar a eficiência de práticas docentes por meio de jogos didáticos que estão abordando a superclasse Agnata, compreendendo as famílias: Myxinoidea (Feiticeiras) e (Petromyzontoidea) Lampreias.