Este artigo fez parte do projeto de pesquisa financiado pela FACEPE desenvolvida durante o período de agosto/2016 a julho/2017 que teve como objetivo analisar a manutenção da atenção dos alunos durante o ensino da Geometria. A atenção, condição básica para a aprendizagem e realização de atividades escolares, tem estado entre os principais motivos de queixas entre os professores ao se tratar da aprendizagem dos estudantes. É possível categorizar quatro tipos de atenção, conforme sua função: atenção seletiva ou focalizada, atenção contínua ou sustentada, atenção dividida ou alternada e atenção concentrada. Com base no pressuposto, entendemos ser necessário, discutir primeiramente, questões do desenvolvimento da atenção e da importância desta função psicológica no controle voluntário do comportamento e como são abordadas academicamente. Este estudo teve como enfoque o modelo qualitativo de pesquisa, baseando-se no método observação participante de coleta e análise de dados. Os dados desta pesquisa foram coletados em três etapas: (1) aplicação de um questionário com questões abertas com os professores do 5º ano do Ensino Fundamental; (2) análise do livro didático e (3) observação de uma aula de Matemática – conteúdo Geometria. Este estudo foi realizado em uma turma do 5° do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal de Tracunhaém–PE. Diante disso, ressaltamos que é necessário compreender que se o aluno não desenvolve sua consciência para manter sua atenção, pode está relacionada à forma como está sendo conduzida a ação docente. E nesse sentido, é importante o professor aprender a olhar o aluno de forma a ver as suas diversas condições, capacidades e possibilidades e priorizar interesses que torne atrativos para a aprendizagem do aluno.