MANUTENÇÃO DA ATENÇÃO NO ENSINO DA GEOMETRIA: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
0 of 0"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 37393 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1266 "inscrito_id" => 890 "titulo" => "MANUTENÇÃO DA ATENÇÃO NO ENSINO DA GEOMETRIA: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo fez parte do projeto de pesquisa financiado pela FACEPE desenvolvida durante o período de agosto/2016 a julho/2017 que teve como objetivo analisar a manutenção da atenção dos alunos durante o ensino da Geometria. A atenção, condição básica para a aprendizagem e realização de atividades escolares, tem estado entre os principais motivos de queixas entre os professores ao se tratar da aprendizagem dos estudantes. É possível categorizar quatro tipos de atenção, conforme sua função: atenção seletiva ou focalizada, atenção contínua ou sustentada, atenção dividida ou alternada e atenção concentrada. Com base no pressuposto, entendemos ser necessário, discutir primeiramente, questões do desenvolvimento da atenção e da importância desta função psicológica no controle voluntário do comportamento e como são abordadas academicamente. Este estudo teve como enfoque o modelo qualitativo de pesquisa, baseando-se no método observação participante de coleta e análise de dados. Os dados desta pesquisa foram coletados em três etapas: (1) aplicação de um questionário com questões abertas com os professores do 5º ano do Ensino Fundamental; (2) análise do livro didático e (3) observação de uma aula de Matemática – conteúdo Geometria. Este estudo foi realizado em uma turma do 5° do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal de Tracunhaém–PE. Diante disso, ressaltamos que é necessário compreender que se o aluno não desenvolve sua consciência para manter sua atenção, pode está relacionada à forma como está sendo conduzida a ação docente. E nesse sentido, é importante o professor aprender a olhar o aluno de forma a ver as suas diversas condições, capacidades e possibilidades e priorizar interesses que torne atrativos para a aprendizagem do aluno. ◀Este artigo fez parte do projeto de pesquisa financiado pela FACEPE desenvolvida durante o período de agosto/2016 a julho/2017 que teve como objetivo analisar a ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ATENÇÃO., FUNÇÃO PSICOLÓGICA., PRÁTICA PEDAGÓGICA., MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID890_09092017231404.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ALÍCIA COSTA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "ANA ALÍCIA " "autor_email" => "anaaliciacostadasilva@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 37393 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1266 "inscrito_id" => 890 "titulo" => "MANUTENÇÃO DA ATENÇÃO NO ENSINO DA GEOMETRIA: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo fez parte do projeto de pesquisa financiado pela FACEPE desenvolvida durante o período de agosto/2016 a julho/2017 que teve como objetivo analisar a manutenção da atenção dos alunos durante o ensino da Geometria. A atenção, condição básica para a aprendizagem e realização de atividades escolares, tem estado entre os principais motivos de queixas entre os professores ao se tratar da aprendizagem dos estudantes. É possível categorizar quatro tipos de atenção, conforme sua função: atenção seletiva ou focalizada, atenção contínua ou sustentada, atenção dividida ou alternada e atenção concentrada. Com base no pressuposto, entendemos ser necessário, discutir primeiramente, questões do desenvolvimento da atenção e da importância desta função psicológica no controle voluntário do comportamento e como são abordadas academicamente. Este estudo teve como enfoque o modelo qualitativo de pesquisa, baseando-se no método observação participante de coleta e análise de dados. Os dados desta pesquisa foram coletados em três etapas: (1) aplicação de um questionário com questões abertas com os professores do 5º ano do Ensino Fundamental; (2) análise do livro didático e (3) observação de uma aula de Matemática – conteúdo Geometria. Este estudo foi realizado em uma turma do 5° do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal de Tracunhaém–PE. Diante disso, ressaltamos que é necessário compreender que se o aluno não desenvolve sua consciência para manter sua atenção, pode está relacionada à forma como está sendo conduzida a ação docente. E nesse sentido, é importante o professor aprender a olhar o aluno de forma a ver as suas diversas condições, capacidades e possibilidades e priorizar interesses que torne atrativos para a aprendizagem do aluno. ◀Este artigo fez parte do projeto de pesquisa financiado pela FACEPE desenvolvida durante o período de agosto/2016 a julho/2017 que teve como objetivo analisar a ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ATENÇÃO., FUNÇÃO PSICOLÓGICA., PRÁTICA PEDAGÓGICA., MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID890_09092017231404.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ALÍCIA COSTA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "ANA ALÍCIA " "autor_email" => "anaaliciacostadasilva@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }