Leitura e escrita são modalidades que fomentam o ensino da língua materna e para que o aprendizado seja de fato satisfatório, é necessário que o trabalho com tais modalidades seja atrelado aos gêneros textuais. Não é novidade que a formação docente, seja inicial ou continuada, influi diretamente no processo de ensino-aprendizagem, mas será que esta formação instrui o docente a abordar os gêneros textuais ou a utilizar apenas o texto como pretexto? Partindo dessa inquietação, o presente trabalho tem como objetivo promover uma reflexão sobre as vantagens e as fragilidades da formação docente frente ao ensino de língua materna, voltado para uma abordagem dos gêneros textuais. Observando-se o panorama histórico da formação de professores nacional, percebe-se que já houve uma evolução na investida de políticas públicas nessa área, porém é perceptível que ainda seja preciso melhorar. Para que o professor de língua materna possa executar um trabalho significativo, o mesmo precisa entrelaçar o viés gramatical ao contextual, para isso é necessário que este saiba diferenciar os conceitos de tipo textual, gênero textual e domínio linguístico. Dessa forma, o docente deve saber fazer, adequadamente, a escolha dos gêneros que adentrarão a sala de aula, seguindo determinados critérios que dialogarão com o objetivo de cada aula por ele planejada. Para essa pesquisa, pensou-se numa metodologia qualitativa de fonte bibliográfica baseada nos pressupostos teóricos de Antunes (2003), Ferrazeri Jr (2008) e Marcuschi (2008), no que se refere ao trabalho de Língua Materna e Gêneros Textuais; e no que diz respeito à Formação Docente Brasileira, utilizou-se a teoria de Oliveira (2013). Ao término do trabalho foi possível concluir que o professor de língua materna deve, além de atrelar o ensino dos gêneros a sua prática, atentar-se para inclusão dos novos gêneros, assim como de suas características e funcionalidade, pois dessa forma contemplará a contextualização em sua prática docente e se distanciará de um viés apenas gramatical, típico do ensino tradicional. A seleção do conteúdo dos textos que adentram a sala de aula também é de suma importância, temas que dialogam com a realidade do alunado, atrelados a determinados gêneros, auxiliam o trabalho docente, uma vez que há gêneros que facilitam o processo de escrita e outros que facilitam o processo de leitura.