A educação em direitos humanos pautada no respeito ao princípio intercultural só terá significação, impacto e valor quando assumida de maneira crítica, como ato pedagógico-político que procura intervir na transformação da sociedade. Desse modo, o presente artigo se propõe a fazer uma breve discussão sobre a educação em direitos humanos e a interculturalidade no contexto da educação básica dando ênfase a maneira como os mencionados temas têm sido abordados no material didático disponível nas escolas, buscando compreender como as diversas culturas têm se tornado (IN)visíveis nos materiais didáticos disponíveis nas escolas públicas do país, buscando perceber a contribuição dessa discussão para a efetivação de uma educação pautada nos direitos humanos. A abordagem metodológica escolhida é a qualitativa, trata-se, portanto, de uma pesquisa de cunho eminentemente bibliográfica e documental. A proposta sugerida neste artigo pode, de certa maneira, contribuir para uma tomada de consciência sobre o tema por parte dos educadores e estudiosos do tema de um modo geral. Entendemos que educar sob uma perspectiva intercultural e de direitos humanos é um grande desafio, pois traz à tona questões sensíveis do mundo em que vivemos e que são omitidas/abordadas nos livros didáticos. Por isso, este artigo deve ser tomado como uma das inúmeras tentativas que encontramos de sensibilizar a nossa comunidade quanto a esses aspectos e outros que enfrentamos diariamente.