Resumo: Atualmente, nos exames que dão acesso a cursos de graduação, são solicitadas produções textuais, principalmente do gênero dissertativo-argumentativo. Tal solicitação deve-se ao fato de que a competência em dissertar e argumentar sobre determinados temas revelam a capacidade do indivíduo para expressar conhecimentos, refletir sobre a realidade, bem como defender seus posicionamentos perante ela. O presente artigo propõe uma reflexão sobre as contribuições do gênero dissertativo-argumentativo para o desenvolvimento das habilidades e competências linguísticas que o envolvem, bem como da capacidade de pensar sobre contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e, para o desenvolvimento do tema proposto, serão observados os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), assim como o pensamento de estudiosos da linguagem, entre os quais estão: Marcuschi (2002), Geraldi (2014), Lopes Rosse (2002) e Koch (1987). A pesquisa mostra a relevância do ensino e da redação desse gênero textual e sua contribuição para a linguagem como processo comunicativo, assim como para a formação do aluno enquanto cidadão crítico.