A evasão universitária é um fenômeno cada vez mais presente nas universidades do Brasil. Os índices de desistência geram prejuízos para as instituições de ensino, para o governo e principalmente para os evadidos. Nesse sentido, faz-se necessário entender o fenômeno localmente, visto que não há homogeneidade na problemática, e dessa forma buscar soluções viáveis e concretas a fim de reduzir seus indicadores e melhorar a educação como um todo, por meio do incentivo à permanência de forma sadia para os estudantes. O presente trabalho tem o objetivo de identificar as principais causas que levaram os alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia Ambiental, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Vitória da Conquista, a desistem do referido curso. O estudo foi conduzido com todos os seis alunos ingressantes que evadiram no período de 2017.1, para tanto, foi aplicado um questionário a fim de evidenciar acerca das expectativas dos graduandos em relação ao curso, bem como sobre as causas para a desistência do mesmo. Com base nos dados coletados, ficou evidente que as principais causas para a evasão estão relacionadas ao nível de exigência matemática do curso e principalmente à quebra de expectativas iniciais dos alunos. Identificou-se que todos os alunos evadidos passaram por instituições públicas no Ensino Médio, e a maioria afirmou que não estava preparada para a cobrança da disciplina de matemática no Ensino Superior. Além disso, outros fatores como a carga horária e a motivação financeira foram apontados como motivos para a saída da instituição.