OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MARIA DAS CHAGAS CANDEIA NO MUNICÍPIO DE PATOS -PB
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38040 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4110 "inscrito_id" => 4536 "titulo" => "OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MARIA DAS CHAGAS CANDEIA NO MUNICÍPIO DE PATOS -PB" "resumo" => "Este artigo que ora apresentamos é parte integrante da disciplina: Educação das relações étnicas – raciais e construção do currículo escolar, da especialização: UNIAFRO política de igualdade racial ambiente escolar. Este texto tem por objetivo apresentam os depoimentos das professores e relacionando a temática abordada nas relações étnico-raciais: racismo, discriminação racial, preconceito, segregação e desigualdades. A entrevista foi realizada na Escola Municipal Maria das Chagas Candeia, foram entrevistas duas professores das anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, esse estudo, fomenta uma reflexão e uma debate sobre o discriminação, o preconceito e as representações sociais de grupos socialmente subalternizados. Nos depoimentos das educadoras, diferença é frequentemente associada a um problema a ser resolvido, o preconceito e a discriminação são problemas que a escola e os professores têm de enfrentar e esta situação vem se agravando e não sabemos como lidar com ela. Neste sentido, consideramos fundamental que pensemos com muita atenção sobre como vemos o outro, o negro, o indígena e sobre que lugar este diferente ocupa na maneira que realizamos o nosso trabalho pedagógico. Estamos valorizando a diferença que constitui o outro, ou estamos trabalhando para a uniformização, querendo que os diferentes neguem sua identidade e cultura se comportem no padrão socialmente esperados pela sociedade? É nesse contexto complexo, contraditório, carregado de conflitos de valores e de interpretações, que se faz necessário re-significar a identidade, o papel do professor, requer saberes, conhecimentos e sensibilidade da experiências e criatividade para fazer frente ás situações únicas, incertas e conflitivas, nos contextos escolares e não escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "HISTÓRIA E CULTURA, ÉTNICAS RACIAI, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID4536_16102017174329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA MACEDO DUARTE" "autor_nome_curto" => "KATIA" "autor_email" => "katia.duarte2012@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38040 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4110 "inscrito_id" => 4536 "titulo" => "OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MARIA DAS CHAGAS CANDEIA NO MUNICÍPIO DE PATOS -PB" "resumo" => "Este artigo que ora apresentamos é parte integrante da disciplina: Educação das relações étnicas – raciais e construção do currículo escolar, da especialização: UNIAFRO política de igualdade racial ambiente escolar. Este texto tem por objetivo apresentam os depoimentos das professores e relacionando a temática abordada nas relações étnico-raciais: racismo, discriminação racial, preconceito, segregação e desigualdades. A entrevista foi realizada na Escola Municipal Maria das Chagas Candeia, foram entrevistas duas professores das anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, esse estudo, fomenta uma reflexão e uma debate sobre o discriminação, o preconceito e as representações sociais de grupos socialmente subalternizados. Nos depoimentos das educadoras, diferença é frequentemente associada a um problema a ser resolvido, o preconceito e a discriminação são problemas que a escola e os professores têm de enfrentar e esta situação vem se agravando e não sabemos como lidar com ela. Neste sentido, consideramos fundamental que pensemos com muita atenção sobre como vemos o outro, o negro, o indígena e sobre que lugar este diferente ocupa na maneira que realizamos o nosso trabalho pedagógico. Estamos valorizando a diferença que constitui o outro, ou estamos trabalhando para a uniformização, querendo que os diferentes neguem sua identidade e cultura se comportem no padrão socialmente esperados pela sociedade? É nesse contexto complexo, contraditório, carregado de conflitos de valores e de interpretações, que se faz necessário re-significar a identidade, o papel do professor, requer saberes, conhecimentos e sensibilidade da experiências e criatividade para fazer frente ás situações únicas, incertas e conflitivas, nos contextos escolares e não escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "HISTÓRIA E CULTURA, ÉTNICAS RACIAI, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID4536_16102017174329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA MACEDO DUARTE" "autor_nome_curto" => "KATIA" "autor_email" => "katia.duarte2012@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }