Os táxons invertebrados são mais numerosos do que aqueles dos vertebrados. Muitos grupos invertebrados são pouco conhecidos e alguns deles sequer são estudados ou mencionados em cursos que evidenciam a biodiversidade em sua matriz curricular. Para profissionais da Biologia, por exemplo, a ampliação desse conhecimento é fundamental em suas formações. Para fomentar o entendimento de táxons pouco conhecidos, o trabalho teve o intuito de evidenciar o conhecimento e incentivar o estudo sobre o táxon Gastrotricha por meio da elaboração de mapa conceitual e utilização de jogo lúdico. De modo geral, os gastrótricos são animais cosmopolitas minúsculos, aquáticos, compondo principalmente a fauna intersticial, acelomados, apresentam simetria bilateral e não são segmentados. As informações exploradas em mapa conceitual foram apresentadas em sala de aula, após a realização do levantamento bibliográfico sobre o táxon e sobre a elaboração de mapas conceituais. Utilizou-se o jogo Twister como atividade lúdica e dividiu-se os alunos para trabalharem em grupo durante a execução do jogo. Neste momento, foram realizadas perguntas acerca da temática explorada no mapa conceitual e o acerto ou não das perguntas definia a posição do líder dos grupos no jogo de tabuleiro. Assim, a competição de equipes proporcionou um momento de entretenimento ligado ao aprendizado, despertando o interesse no tema. Após as atividades realizadas com a turma, submeteu-se questionários sobre as dinâmicas utilizadas e seus efeitos para alunos participantes. A execução dessa atividade resultou em maior compreensão sobre os gastrótricos, promoveu interação entre as equipes e permitiu evidenciar o potencial dos mapas conceituais e do lúdico no percurso do aprendizado.