Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL JOÃO FERRY

Palavra-chaves: DIFICULDADES, DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS, MÉTODOS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36460
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 349
    "inscrito_id" => 5168
    "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL JOÃO FERRY"
    "resumo" => "Os conteúdos da disciplina de Matemática requerem bastante tempo para a aprendizagem, principalmente quando se trata de operações básicas tais como as quatro operações matemáticas. No que se refere a divisão de números naturais este conteúdo é tido como difícil e faz com que o s alunos apresentem muitas dificuldades. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa que analisou por meio de questionamento de alunos e professor acerca de dificuldades de aprendizagem na divisão de números naturais pelos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino em Tempo Integral (CETI) João Ferry. Com o objetivo geral de analisar as principais dificuldades que esses alunos apresentam na resolução de problemas com a divisão de números naturais e específicos de identificar quais as dificuldades apresentadas na divisão de números naturais, descrever as metodologias de ensino utilizadas pelo professor, estabelecer possíveis relações entre metodologia de ensino utilizada pelo professor e as dificuldades de aprendizado do conteúdo e inferir possíveis lacunas de conhecimento que geram as dificuldades bem como as estratégias utilizadas por eles para alcançar os resultados esperados. No que se refere aos resultados, estes estão disponíveis através de gráficos e logo em seguida sua análise. Para o alcanço dos objetivos utilizamos como fundamentação teórica os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, 2000.) e outros referenciais teóricos que tratam do ensino e aprendizagem de matemática. Os resultados mostram que o professor deve, sempre que possível, repensar seus métodos de ensino afim de promover uma aprendizagem mais significativa para seus alunos, oportunizando o aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS, MÉTODOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5168_04082017002115.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO DE LIMA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO LIMA"
    "autor_email" => "thiago-pibid@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36460
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 349
    "inscrito_id" => 5168
    "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL JOÃO FERRY"
    "resumo" => "Os conteúdos da disciplina de Matemática requerem bastante tempo para a aprendizagem, principalmente quando se trata de operações básicas tais como as quatro operações matemáticas. No que se refere a divisão de números naturais este conteúdo é tido como difícil e faz com que o s alunos apresentem muitas dificuldades. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa que analisou por meio de questionamento de alunos e professor acerca de dificuldades de aprendizagem na divisão de números naturais pelos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino em Tempo Integral (CETI) João Ferry. Com o objetivo geral de analisar as principais dificuldades que esses alunos apresentam na resolução de problemas com a divisão de números naturais e específicos de identificar quais as dificuldades apresentadas na divisão de números naturais, descrever as metodologias de ensino utilizadas pelo professor, estabelecer possíveis relações entre metodologia de ensino utilizada pelo professor e as dificuldades de aprendizado do conteúdo e inferir possíveis lacunas de conhecimento que geram as dificuldades bem como as estratégias utilizadas por eles para alcançar os resultados esperados. No que se refere aos resultados, estes estão disponíveis através de gráficos e logo em seguida sua análise. Para o alcanço dos objetivos utilizamos como fundamentação teórica os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, 2000.) e outros referenciais teóricos que tratam do ensino e aprendizagem de matemática. Os resultados mostram que o professor deve, sempre que possível, repensar seus métodos de ensino afim de promover uma aprendizagem mais significativa para seus alunos, oportunizando o aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS, MÉTODOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5168_04082017002115.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO DE LIMA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO LIMA"
    "autor_email" => "thiago-pibid@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os conteúdos da disciplina de Matemática requerem bastante tempo para a aprendizagem, principalmente quando se trata de operações básicas tais como as quatro operações matemáticas. No que se refere a divisão de números naturais este conteúdo é tido como difícil e faz com que o s alunos apresentem muitas dificuldades. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa que analisou por meio de questionamento de alunos e professor acerca de dificuldades de aprendizagem na divisão de números naturais pelos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino em Tempo Integral (CETI) João Ferry. Com o objetivo geral de analisar as principais dificuldades que esses alunos apresentam na resolução de problemas com a divisão de números naturais e específicos de identificar quais as dificuldades apresentadas na divisão de números naturais, descrever as metodologias de ensino utilizadas pelo professor, estabelecer possíveis relações entre metodologia de ensino utilizada pelo professor e as dificuldades de aprendizado do conteúdo e inferir possíveis lacunas de conhecimento que geram as dificuldades bem como as estratégias utilizadas por eles para alcançar os resultados esperados. No que se refere aos resultados, estes estão disponíveis através de gráficos e logo em seguida sua análise. Para o alcanço dos objetivos utilizamos como fundamentação teórica os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, 2000.) e outros referenciais teóricos que tratam do ensino e aprendizagem de matemática. Os resultados mostram que o professor deve, sempre que possível, repensar seus métodos de ensino afim de promover uma aprendizagem mais significativa para seus alunos, oportunizando o aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.