Neste trabalho trazemos parte dos resultados do projeto de pesquisa intitulado “DIVULGANDO E COMUNICANDO CIÊNCIAS NOS ESPAÇOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM O TEATRO”, em que apresentaremos discussões sobre um estudo teórico e empírico, com o intuito de investigar as relações entre o teatro científico e a divulgação científica, em especial ao processo de construção e montagem de uma peça de teatro que trata de aspectos históricos e conceituais do calor ao longo da história. Trazemos resultados relacionados ao roteiro dramatúrgico, a discussão sobre o processo de construção da peça de teatro, e algumas das apresentações da mesma, que ao nosso entender caracteriza-se como parte da consolidação da nossa pesquisa, a considerar que ainda faltam outras encenações para termos resultados mais concretos acerca do que necessitamos investigar. Diante do que realizamos é possível mencionar que as atividades desenvolvidas nos fizeram refletir sobre a importância da busca dessa relação entre a ciência e a arte, em especial do teatro como meio de comunicação para tal, uma vez que podemos constatar nas diversas atividades desenvolvidas durante os estudos e processo de criação, uma nova possibilidade de divulgar assuntos e temas de e sobre ciências nas escolas. A análise desses dados nos faz refletir sobre a importância da divulgação da ciência nos espaços formais por meio do teatro, por refletir o que os espectadores vivenciaram com o texto dramatúrgico, além de seu olhar acerca dos aspectos abordados sobre a ciência.