Neste trabalho apresentaremos um Estudo Bibliográfico sobre avaliação da aprendizagem de Quarta Geração e suas contribuições quando inseridas em uma abordagem de Ensino por Investigação. O tema da Avaliação suscita não apenas preocupações de ordem técnica, como definir quais os instrumentos que devem ser utilizados, ou em que momento a Avaliação deve ser implementada, como envolve também uma gama de aspectos que precisam ser levados em conta, como as contingências sociais, políticas e históricas, nas quais o processo avaliativo está inserido. Há necessidade de se buscar alternativas para que o aluno participe das tomadas de decisões, tornando-se sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. Para isso torna-se necessário também uma mudança na postura do professor, acarretando responsabilidades e habilidades que muitos deles carecem, ou seja, que os processos formativos, inicial ou em serviço, não foram capazes de oferecer. Assim, o Ensino por Investigação, torna-se um aliado no Ensino de Química, desde que seja trabalhado de forma correta e que os professores sejam capacitados para tal. No entanto, este trabalho tem como objetivo Analisar as contribuições da avaliação de quarta geração para o processo avaliativo no ensino por investigação e suas relações com o despertar do interesse do estudante pela Química. Esse artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre as contribuições da quarta geração da avaliação introduzidas no Ensino com abordagem Investigativa. Sua abordagem é qualitativa, realizada da seguinte maneira: inicialmente foram identificados as características das Gerações da Avaliação; Caracterização do Ensino Investigativo; Por fim, foram realizado a relação das características e suas semelhanças que proporcione positividade no ensino. Consideramos que o estudo é de suma importância, pois considera professor e aluno como indivíduos ativos do processo, e analisando os dois como partes fundamentais do processo de aprendizagem. Assim consideramos que não individualizando a visão de aprendizagem só apenas no professor ou só apenas no estudante, podemos entender que o professor e estudantes compartilhando responsabilidades é fundamental.