O objetivo do presente trabalho é analisar como os estudantes percebem os conteúdos de Química trabalhados no 9° ano do Ensino Fundamental e o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa consiste num estudo de caso, com abordagem qualitativa e foi realizada por meio da aplicação de um questionário, contendo quatro questões, sendo duas delas abertas e duas fechadas. Para Severino (2007), os dados desse tipo de pesquisa devem ser coletados e registrados com o necessário rigor, seguindo todos os procedimentos da pesquisa de campo. Foram selecionados 14 alunos do 9º ano, de uma escola de Ensino fundamental do município de Iguatu. A pesquisa foi realizada em março de 2017. Após a análise dos dados, constatou-se que o ensino da química para os estudantes pesquisados foi satisfatório. A maioria deles disse ter tido um bom aproveitamento da disciplina e alguns se sentem mais motivados em estudar Química, quando têm o uso de aulas práticas e conteúdos contextualizados que possibilitam a interação entre eles. Percebeu-se que os assuntos voltados para o dia a dia fazem com que eles se interessem ainda mais pela disciplina.