Considerando o processo de construção e busca por uma formação docente significativa, o estágio
supervisionado exerce um papel protagonista no desenvolvimento de concepções, análises e
reflexões teórico práticas por parte do estagiário, assim, destacamos a observação como uma
estratégia inerente ao contexto de fortificação e contraposição de todas as fundamentações que
antecedem a intervenção dentro do processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, a referida
pesquisa se propõe de forma particular a abordar os diferentes aspectos que compõem a observação
no desenvolvimento do estágio supervisionado, como instrumento para a construção da prática
docente, e apresentar concepções inerentes às perspectivas das observações dentro do ambiente
escolar. De tal modo, procede-se como instrumento além da observação as definições e reflexões
enfatizadas nas obras dos referidos autores entre eles: Ghendi (2015), Martins (2011), Pimenta e
Lima (2004) e (2008), e demais estudiosos da notória área. A partir do desenvolvimento de tal
procedimentos observa-se as diferentes perspectivas dentro do contexto educacional por da
observação. O que permite concluir que o estágio apresenta finalidade inerentes ao processo de
formação, e a observação se apresenta como estratégia fundamental no desenvolvimento do estágio
e consequemente da postura, ação-reflexão, e construção diagnósticas na busca por melhores
desempenhos e primando pela qualidade do ensino e da educação como um todo.