A proposta desse trabalho é descrever a experiência do Projeto de Extensão “Pré-Vestibular Solidário (PVS) do campus de Sousa/PB”, uma vez que é na extensão universitária que podemos desenvolver atividades de conhecimento e de cultura associadas ao caráter social, artístico, educativo e científico. Além de integrar a universidade com a sociedade e articular o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e transformar a Universidade, os discentes, docentes e a sociedade. O projeto PVS no campus de Sousa da UFCG funciona desde 2006 e vem ajudando estudantes de ensino médio de baixa renda a mudar suas realidades, percebendo que é possível adquirir novos conhecimentos, ter uma perspectiva de emprego que não será um subemprego e com ele uma baixa fonte de renda, saindo do ciclo vicioso de baixa renda e baixa autoestima. Ao cursar o PVS o professor-tutor irá auxiliar ao estudante a aprender métodos de estudos variados, dependendo da necessidade e, por fim, ter a oportunidade de participar de algumas oficinas tais como de informática básica, direitos humanos, educação financeira e empreendedorismo. Na metodologia utiliza-se a educação popular e pedagogia freiriana, contrária a educação bancária. Antes das aulas serem ministradas os educadores, alunos de graduação do campus participam de uma capacitação de “iniciação à docência” feita por professores da UFCG e da comunidade sousense com 30 horas/aula de encontros. Também acontecem palestras sobre os temas transversais e temas sugeridos nos manuais do ENEM, além da realização de vários simulados individuais por disciplina e de um simulado do ENEM realizado antes do exame. Os resultados obtidos, a repercussão acadêmica e social são notáveis, sobretudo pelos alunos que obtém sucesso ao alcançar entrada nas instituições de ensino superior e pela grande procura participar durante todo o ano. Os docentes podem melhorar o processo de ensino-aprendizagem e desenvolver metodologias em prol da sociedade; os graduandos melhoram a oralidade e diminui o medo de falar em público, além de iniciar as atividades docentes e, a comunidade sai com a autoestima elevada e com bagagem acadêmica para enfrentar o mercado de trabalho.