A Matemática foi uma área do conhecimento de grande importância para a construção teórica e filosófica das outras ciências. É evidente no atual contexto social e educacional a sua relevância, mas quando se refere ao ensino, muitos alunos, sentem dificuldades em assimilar os principais conteúdos. Esse problema é evidente em boa parte das escolas brasileiras, acarretando então, um baixo desempenho dos alunos em exame propostos pelas instituições de ensino. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo identificar as contribuições proporcionadas para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública em Santo Antônio dos Milagres - PI, através do jogo intitulado “Aritmético com Cartas” no processo de ensino-aprendizagem das quatro operações básicas em Matemática. Durante o percurso metodológico, adotou-se uma pesquisa de natureza quali-quantitativa com enfoque descritivo. Com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos alunos, aplicou-se um questionário pré-teste com 18 (dezoito) estudantes da 1º série do Ensino Médio que buscava identificar a forma como o professor de matemática realizava sua prática no que diz respeito aos recursos utilizados, a resolução de equações matemáticas envolvendo as quatro operações básicas. Após a análise dos dados, foi realizada uma atividade de intervenção, que tinha como propósito trabalhar as quatro operações básicas de uma forma lúdica e interativa. Logos após, aplicou-se um questionário pós-teste com os alunos que tinha como propósito identificar as contribuições das atividades desenvolvidas. Evidenciou-se que antes do processo de intervenção, os alunos tiveram um resultado muito baixo nas questões propostas, apresentando várias dificuldades, como, por exemplo, no processo de divisão e multiplicação. Evidenciaram-se por meio do pós-teste os alunos tiveram uma melhora significativa nas questões sobre as quatro operações, em média de, 92% de acertos, além disso, apresentaram o jogo como uma metodologia eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a inserção de metodologias alternativas no ensino de Matemática é de grande relevância, pois trabalha de forma lúdica e interativa conteúdos considerados difíceis, além de tornar esse processo cada vez mais condizente com as necessidades de aprendizagem dos alunos.