Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM PANORAMA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: REVISITANDO MÉTODOS E ABORDAGENS

Palavra-chaves: MÉTODOS, APRENDIZAGEM, LÍNGUA INGLESA Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38765
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1401
    "inscrito_id" => 4676
    "titulo" => "UM PANORAMA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: REVISITANDO MÉTODOS E ABORDAGENS"
    "resumo" => "Estudar uma língua estrangeira se tornou mais que uma opção, uma necessidade da sociedade globalizada. Nesse contexto, a Língua Inglesa como língua universal e uma das principais ferramentas de comunicação e se destaca como o idioma mais usado nas áreas de ciências, economia e educação.  Assim, tal idioma se tornou a língua mais estudada do mundo, o que justifica o surgimento de várias teorias e métodos de ensino e aprendizagem para se ensinar tal idioma tanto como língua estrangeira quanto como segunda língua. Desde meados do século XX surgiu uma obsessão de encontrar o método mais efetivo, aquele que fosse apropriado para qualquer estudante em qualquer contexto de aprendizagem, ou seja, os estudiosos buscavam o “método perfeito” (BROWN, 2001). É sabido que ainda nos dias atuais há uma incessante e acentuada busca por aprimoramento no que concerne aos princípios que norteiam o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é traçar um panorama histórico acerca dos principais métodos de ensino utilizados nas aulas de língua inglesa, ao longo dos séculos, apontando seus princípios gerais e suas principais contribuições para o campo do ensino e da aprendizagem de Inglês. Esta tarefa justifica-se, apesar de muitos autores considerarem que estamos em tempos de pós-método, em virtude do fato de que mesmo assim, não se pode abrir mão de valiosos princípios e práticas propostos pelas mais diversas abordagens e métodos de ensino, sobretudo para que o professor, ao conhecê-los, busque desenvolver sua própria metodologia, através de uma prática reflexiva, considerando as peculiaridades do seu público-alvo. Assim, espera-se que esta pesquisa possa servir como guia para o professor de Língua Inglesa que deseja conhecer a história do ensino de Língua Inglesa, o instigando a refletir e buscar conhecimento que o torne apto a selecionar o(s) método(s) mais coerente (s) para o contexto de aprendizagem no qual atua."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "MÉTODOS, APRENDIZAGEM, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4676_10092017165927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALYNE FERREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALYNE ARAÚJO"
    "autor_email" => "alynef_araujo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38765
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1401
    "inscrito_id" => 4676
    "titulo" => "UM PANORAMA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: REVISITANDO MÉTODOS E ABORDAGENS"
    "resumo" => "Estudar uma língua estrangeira se tornou mais que uma opção, uma necessidade da sociedade globalizada. Nesse contexto, a Língua Inglesa como língua universal e uma das principais ferramentas de comunicação e se destaca como o idioma mais usado nas áreas de ciências, economia e educação.  Assim, tal idioma se tornou a língua mais estudada do mundo, o que justifica o surgimento de várias teorias e métodos de ensino e aprendizagem para se ensinar tal idioma tanto como língua estrangeira quanto como segunda língua. Desde meados do século XX surgiu uma obsessão de encontrar o método mais efetivo, aquele que fosse apropriado para qualquer estudante em qualquer contexto de aprendizagem, ou seja, os estudiosos buscavam o “método perfeito” (BROWN, 2001). É sabido que ainda nos dias atuais há uma incessante e acentuada busca por aprimoramento no que concerne aos princípios que norteiam o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é traçar um panorama histórico acerca dos principais métodos de ensino utilizados nas aulas de língua inglesa, ao longo dos séculos, apontando seus princípios gerais e suas principais contribuições para o campo do ensino e da aprendizagem de Inglês. Esta tarefa justifica-se, apesar de muitos autores considerarem que estamos em tempos de pós-método, em virtude do fato de que mesmo assim, não se pode abrir mão de valiosos princípios e práticas propostos pelas mais diversas abordagens e métodos de ensino, sobretudo para que o professor, ao conhecê-los, busque desenvolver sua própria metodologia, através de uma prática reflexiva, considerando as peculiaridades do seu público-alvo. Assim, espera-se que esta pesquisa possa servir como guia para o professor de Língua Inglesa que deseja conhecer a história do ensino de Língua Inglesa, o instigando a refletir e buscar conhecimento que o torne apto a selecionar o(s) método(s) mais coerente (s) para o contexto de aprendizagem no qual atua."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "MÉTODOS, APRENDIZAGEM, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4676_10092017165927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALYNE FERREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALYNE ARAÚJO"
    "autor_email" => "alynef_araujo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Estudar uma língua estrangeira se tornou mais que uma opção, uma necessidade da sociedade globalizada. Nesse contexto, a Língua Inglesa como língua universal e uma das principais ferramentas de comunicação e se destaca como o idioma mais usado nas áreas de ciências, economia e educação. Assim, tal idioma se tornou a língua mais estudada do mundo, o que justifica o surgimento de várias teorias e métodos de ensino e aprendizagem para se ensinar tal idioma tanto como língua estrangeira quanto como segunda língua. Desde meados do século XX surgiu uma obsessão de encontrar o método mais efetivo, aquele que fosse apropriado para qualquer estudante em qualquer contexto de aprendizagem, ou seja, os estudiosos buscavam o “método perfeito” (BROWN, 2001). É sabido que ainda nos dias atuais há uma incessante e acentuada busca por aprimoramento no que concerne aos princípios que norteiam o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é traçar um panorama histórico acerca dos principais métodos de ensino utilizados nas aulas de língua inglesa, ao longo dos séculos, apontando seus princípios gerais e suas principais contribuições para o campo do ensino e da aprendizagem de Inglês. Esta tarefa justifica-se, apesar de muitos autores considerarem que estamos em tempos de pós-método, em virtude do fato de que mesmo assim, não se pode abrir mão de valiosos princípios e práticas propostos pelas mais diversas abordagens e métodos de ensino, sobretudo para que o professor, ao conhecê-los, busque desenvolver sua própria metodologia, através de uma prática reflexiva, considerando as peculiaridades do seu público-alvo. Assim, espera-se que esta pesquisa possa servir como guia para o professor de Língua Inglesa que deseja conhecer a história do ensino de Língua Inglesa, o instigando a refletir e buscar conhecimento que o torne apto a selecionar o(s) método(s) mais coerente (s) para o contexto de aprendizagem no qual atua.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.