UM PANORAMA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: REVISITANDO MÉTODOS E ABORDAGENS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38765 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1401 "inscrito_id" => 4676 "titulo" => "UM PANORAMA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: REVISITANDO MÉTODOS E ABORDAGENS" "resumo" => "Estudar uma língua estrangeira se tornou mais que uma opção, uma necessidade da sociedade globalizada. Nesse contexto, a Língua Inglesa como língua universal e uma das principais ferramentas de comunicação e se destaca como o idioma mais usado nas áreas de ciências, economia e educação. Assim, tal idioma se tornou a língua mais estudada do mundo, o que justifica o surgimento de várias teorias e métodos de ensino e aprendizagem para se ensinar tal idioma tanto como língua estrangeira quanto como segunda língua. Desde meados do século XX surgiu uma obsessão de encontrar o método mais efetivo, aquele que fosse apropriado para qualquer estudante em qualquer contexto de aprendizagem, ou seja, os estudiosos buscavam o “método perfeito” (BROWN, 2001). É sabido que ainda nos dias atuais há uma incessante e acentuada busca por aprimoramento no que concerne aos princípios que norteiam o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é traçar um panorama histórico acerca dos principais métodos de ensino utilizados nas aulas de língua inglesa, ao longo dos séculos, apontando seus princípios gerais e suas principais contribuições para o campo do ensino e da aprendizagem de Inglês. Esta tarefa justifica-se, apesar de muitos autores considerarem que estamos em tempos de pós-método, em virtude do fato de que mesmo assim, não se pode abrir mão de valiosos princípios e práticas propostos pelas mais diversas abordagens e métodos de ensino, sobretudo para que o professor, ao conhecê-los, busque desenvolver sua própria metodologia, através de uma prática reflexiva, considerando as peculiaridades do seu público-alvo. Assim, espera-se que esta pesquisa possa servir como guia para o professor de Língua Inglesa que deseja conhecer a história do ensino de Língua Inglesa, o instigando a refletir e buscar conhecimento que o torne apto a selecionar o(s) método(s) mais coerente (s) para o contexto de aprendizagem no qual atua." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "MÉTODOS, APRENDIZAGEM, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4676_10092017165927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYNE FERREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ALYNE ARAÚJO" "autor_email" => "alynef_araujo@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38765 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1401 "inscrito_id" => 4676 "titulo" => "UM PANORAMA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: REVISITANDO MÉTODOS E ABORDAGENS" "resumo" => "Estudar uma língua estrangeira se tornou mais que uma opção, uma necessidade da sociedade globalizada. Nesse contexto, a Língua Inglesa como língua universal e uma das principais ferramentas de comunicação e se destaca como o idioma mais usado nas áreas de ciências, economia e educação. Assim, tal idioma se tornou a língua mais estudada do mundo, o que justifica o surgimento de várias teorias e métodos de ensino e aprendizagem para se ensinar tal idioma tanto como língua estrangeira quanto como segunda língua. Desde meados do século XX surgiu uma obsessão de encontrar o método mais efetivo, aquele que fosse apropriado para qualquer estudante em qualquer contexto de aprendizagem, ou seja, os estudiosos buscavam o “método perfeito” (BROWN, 2001). É sabido que ainda nos dias atuais há uma incessante e acentuada busca por aprimoramento no que concerne aos princípios que norteiam o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é traçar um panorama histórico acerca dos principais métodos de ensino utilizados nas aulas de língua inglesa, ao longo dos séculos, apontando seus princípios gerais e suas principais contribuições para o campo do ensino e da aprendizagem de Inglês. Esta tarefa justifica-se, apesar de muitos autores considerarem que estamos em tempos de pós-método, em virtude do fato de que mesmo assim, não se pode abrir mão de valiosos princípios e práticas propostos pelas mais diversas abordagens e métodos de ensino, sobretudo para que o professor, ao conhecê-los, busque desenvolver sua própria metodologia, através de uma prática reflexiva, considerando as peculiaridades do seu público-alvo. Assim, espera-se que esta pesquisa possa servir como guia para o professor de Língua Inglesa que deseja conhecer a história do ensino de Língua Inglesa, o instigando a refletir e buscar conhecimento que o torne apto a selecionar o(s) método(s) mais coerente (s) para o contexto de aprendizagem no qual atua." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "MÉTODOS, APRENDIZAGEM, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4676_10092017165927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYNE FERREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ALYNE ARAÚJO" "autor_email" => "alynef_araujo@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }