A formação dada a um educador tem a função de preencher lacunas profissionais, ou seja, lhes prepara para ter total propriedade acerca de determinado assunto que lhe venha ser abordado em sala de aula; até se aprende sobre a metodologia onde tal assunto será trabalhado, o que não se pode ser ensinado ao educador são as particularidades que vão ser encontradas enquanto se ministra a aula; as que vão ser encontradas nos alunos em questão. São elas as que partem deles próprios alunos em seus círculos pessoais: composto pela família, amigos, dentre outros que sejam capazes de influenciá-los, de forma física e/ou psicológica e, de maneira direta, o professor como figura integrante na educação formal, assume a responsabilidade de lidar com os resultados desse tipo de influência a partir do momento que começa a se tornar um obstáculo no aprendizado do aluno. Portanto, torna-se obrigação do professor transpassar esse obstáculo, levando em conta a posição do aluno. Desta forma, respeitar e procurar entender tais aspectos emocionais do aluno é fator determinante para um bom monitoramento e fluidez das aulas e seus conteúdos. Para isso faz-se necessário entender que influências sociais existem, assim, entender a realidade dos alunos. Ocorrerá então, o estabelecimento de um bom relacionamento professor-aluno e aluno-professor, a partir daí a criança se sentirá apoiada a enfrentar suas barreiras pessoais existentes, barreiras estas expressas e identificadas pela expurgação da emoção, Por meio de uma metodologia qualitativa, o trabalho visa além de levantar a problemática, explicar como ocorre e como trabalhar diante do quesito emoção.