OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS PARA O ENTENDIMENTO DE LIMITE – UMA REVISÃO DA LITERATURA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38022 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 3950 "titulo" => "OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS PARA O ENTENDIMENTO DE LIMITE – UMA REVISÃO DA LITERATURA" "resumo" => "Em pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo temos encontrado a evidência de diversas dificuldades que os alunos têm em compreender os conceitos básicos subjacentes ao Cálculo (Bagni, 2005; Bezuidenhout, 2001, Cornu, 1991, Orton, 1983; Tall, 1996). Uma dificuldade especial parece estar relacionada com o conceito de limite matemático. A este respeito, seja como base conceitual para a aprendizagem do cálculo ou como ponte entre o raciocínio concreto matemático e o pensamento abstrato matemático dos alunos, entendemos que o conceito de limite é um desafio para muitos alunos (Bagni, 2005; Burn, 2005; Cornu, 1991; Güçler, 2013; Juter, 2006a; Odafe, 2012; Swinyard 2011, alto, 1991, Tall, 2009). Um dos principais problemas reside na diferença entre as concepções intuitivas de limite dos alunos e sua definição formal (Bagni, 2005; Burn, 2005; Cornu, 1991; Cottrill et al, 1996. Güçler, 2013; Juter, 2006a; Moru de 2008; alto & Vinner, 1981; Williams, 1991). De fato, a abordagem da intuição evidencia um obstáculo com a definição. Este obstáculo é qualquer coisa que dificulta a aprendizagem dos alunos (Moru, 2007), nossa leitura da literatura tem três formas de obstáculo identificado, ligados à normalmente as dificuldades dos estudantes para acomodar as novas ideias (Tall, 1991). Eles podem ser de uma natureza epistemológica, devido a razões internas da própria matemática (Brousseau, 1997; Sierpinska, 1987); natureza cognitiva, devido aos processos de abstração e conceituação envolvidos (Cornu, 1991, Dubinsky, 1991; Sfard, 1991; Alto & Vinner, 1981) e de natureza didática, devido à natureza de ensino e aprendizagem (Brousseau, 1997). A seguir, resumimos o que a literatura tem a dizer sobre a natureza e fontes destes obstáculos ao ensino e aprendizagem do conceito de limite." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CONCEITO DE LIMITES, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID3950_21072017151640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA, A.S." "autor_email" => "professor.oliveira@yahoo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38022 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 3950 "titulo" => "OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS PARA O ENTENDIMENTO DE LIMITE – UMA REVISÃO DA LITERATURA" "resumo" => "Em pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo temos encontrado a evidência de diversas dificuldades que os alunos têm em compreender os conceitos básicos subjacentes ao Cálculo (Bagni, 2005; Bezuidenhout, 2001, Cornu, 1991, Orton, 1983; Tall, 1996). Uma dificuldade especial parece estar relacionada com o conceito de limite matemático. A este respeito, seja como base conceitual para a aprendizagem do cálculo ou como ponte entre o raciocínio concreto matemático e o pensamento abstrato matemático dos alunos, entendemos que o conceito de limite é um desafio para muitos alunos (Bagni, 2005; Burn, 2005; Cornu, 1991; Güçler, 2013; Juter, 2006a; Odafe, 2012; Swinyard 2011, alto, 1991, Tall, 2009). Um dos principais problemas reside na diferença entre as concepções intuitivas de limite dos alunos e sua definição formal (Bagni, 2005; Burn, 2005; Cornu, 1991; Cottrill et al, 1996. Güçler, 2013; Juter, 2006a; Moru de 2008; alto & Vinner, 1981; Williams, 1991). De fato, a abordagem da intuição evidencia um obstáculo com a definição. Este obstáculo é qualquer coisa que dificulta a aprendizagem dos alunos (Moru, 2007), nossa leitura da literatura tem três formas de obstáculo identificado, ligados à normalmente as dificuldades dos estudantes para acomodar as novas ideias (Tall, 1991). Eles podem ser de uma natureza epistemológica, devido a razões internas da própria matemática (Brousseau, 1997; Sierpinska, 1987); natureza cognitiva, devido aos processos de abstração e conceituação envolvidos (Cornu, 1991, Dubinsky, 1991; Sfard, 1991; Alto & Vinner, 1981) e de natureza didática, devido à natureza de ensino e aprendizagem (Brousseau, 1997). A seguir, resumimos o que a literatura tem a dizer sobre a natureza e fontes destes obstáculos ao ensino e aprendizagem do conceito de limite." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CONCEITO DE LIMITES, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID3950_21072017151640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA, A.S." "autor_email" => "professor.oliveira@yahoo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }