O presente trabalho tem como temática “O processo de formação de conceitos de polígonos e poliedros de alunos do 6º ano do ensino fundamental”. O interesse pelo estudo de formação conceitual de polígonos e poliedros deu-se a partir de experiências vividas na formação básica e superior, o contato com as disciplinas de psicologia e nossas dificuldades em conceitos geométricos, principalmente, nos conceitos de representação no plano e no espaço. A partir disso, surgiu a questão problema: como está acontecendo a formação de conceitos de polígonos e poliedros pelos estudantes do 6º ano do ensino fundamental? Portanto, a pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação de conceitos de polígonos e poliedros dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Essa investigação aconteceu através da proposição de atividades que faziam o uso dos conceitos de polígonos e poliedros de modo que os alunos conseguissem diferenciar os conceitos. A pesquisa tem como base teórica a psicologia cognitiva, também traz um pouco da relação entre a psicologia e a educação matemática, bem como o que é a representação do conhecimento e um breve resumo da pesquisa que utilizou-se como base para a pesquisa. Desse modo, a pesquisa de campo de teve caráter qualitativo, cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário contendo 16 questões, onde os alunos representaram os conceitos de polígonos e poliedros por meio de palavras e imagens. A pesquisa foi de grande valia na medida em que os resultados obtidos nos levam a refletir sobre a nossa prática como futuros docentes e a querer pesquisar mais, pois percebe-se que o processo de formação de conceitos dos alunos está deficitário e confuso, já que muitos alunos confundiram as figuras tridimensionais com as figuras bidimensionais.