O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE POLÍGONOS E POLIEDROS DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37885 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2482 "inscrito_id" => 5266 "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE POLÍGONOS E POLIEDROS DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como temática “O processo de formação de conceitos de polígonos e poliedros de alunos do 6º ano do ensino fundamental”. O interesse pelo estudo de formação conceitual de polígonos e poliedros deu-se a partir de experiências vividas na formação básica e superior, o contato com as disciplinas de psicologia e nossas dificuldades em conceitos geométricos, principalmente, nos conceitos de representação no plano e no espaço. A partir disso, surgiu a questão problema: como está acontecendo a formação de conceitos de polígonos e poliedros pelos estudantes do 6º ano do ensino fundamental? Portanto, a pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação de conceitos de polígonos e poliedros dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Essa investigação aconteceu através da proposição de atividades que faziam o uso dos conceitos de polígonos e poliedros de modo que os alunos conseguissem diferenciar os conceitos. A pesquisa tem como base teórica a psicologia cognitiva, também traz um pouco da relação entre a psicologia e a educação matemática, bem como o que é a representação do conhecimento e um breve resumo da pesquisa que utilizou-se como base para a pesquisa. Desse modo, a pesquisa de campo de teve caráter qualitativo, cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário contendo 16 questões, onde os alunos representaram os conceitos de polígonos e poliedros por meio de palavras e imagens. A pesquisa foi de grande valia na medida em que os resultados obtidos nos levam a refletir sobre a nossa prática como futuros docentes e a querer pesquisar mais, pois percebe-se que o processo de formação de conceitos dos alunos está deficitário e confuso, já que muitos alunos confundiram as figuras tridimensionais com as figuras bidimensionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE CONCEITOS, PSICOLOGIA COGNITIVA, GEOMETRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5266_12092017000003.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIEL " "autor_email" => "danielgatti21@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37885 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2482 "inscrito_id" => 5266 "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE POLÍGONOS E POLIEDROS DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como temática “O processo de formação de conceitos de polígonos e poliedros de alunos do 6º ano do ensino fundamental”. O interesse pelo estudo de formação conceitual de polígonos e poliedros deu-se a partir de experiências vividas na formação básica e superior, o contato com as disciplinas de psicologia e nossas dificuldades em conceitos geométricos, principalmente, nos conceitos de representação no plano e no espaço. A partir disso, surgiu a questão problema: como está acontecendo a formação de conceitos de polígonos e poliedros pelos estudantes do 6º ano do ensino fundamental? Portanto, a pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação de conceitos de polígonos e poliedros dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Essa investigação aconteceu através da proposição de atividades que faziam o uso dos conceitos de polígonos e poliedros de modo que os alunos conseguissem diferenciar os conceitos. A pesquisa tem como base teórica a psicologia cognitiva, também traz um pouco da relação entre a psicologia e a educação matemática, bem como o que é a representação do conhecimento e um breve resumo da pesquisa que utilizou-se como base para a pesquisa. Desse modo, a pesquisa de campo de teve caráter qualitativo, cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário contendo 16 questões, onde os alunos representaram os conceitos de polígonos e poliedros por meio de palavras e imagens. A pesquisa foi de grande valia na medida em que os resultados obtidos nos levam a refletir sobre a nossa prática como futuros docentes e a querer pesquisar mais, pois percebe-se que o processo de formação de conceitos dos alunos está deficitário e confuso, já que muitos alunos confundiram as figuras tridimensionais com as figuras bidimensionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE CONCEITOS, PSICOLOGIA COGNITIVA, GEOMETRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5266_12092017000003.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIEL " "autor_email" => "danielgatti21@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }