Objetiva-se nesse trabalho, investigar a história de uma instituição de educação confessional do início do século XX no Brejo paraibano, o Colégio Santa Rita, fundada na cidade de Areia em 1937, um liceu voltando apenas para educação feminina, administrada pelas Irmãs Franciscanas vindas da Alemanha, buscamos discutir como a vida das alunas foram mudadas ao estudarem na escola, revelando as tramas que possibilitaram a construção do seu ambiente físico, como também no sentindo modernizador no interior da Paraíba na década de trinta. Assim as mudanças ocorridas nas vidas dessas meninas será a principal discussão do trabalho, percebendo que a cultura escolar está intimamente ligada a forma com que a sociedade se planeja na formação dos sujeitos, onde esconde por trás de sua fachada a vida e que seu valor só existe de fato quando seus espaços são absorvidos. Com base nas leitura e discussão dos textos sobre cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira, de Luciano Mendes com abordagem a metodologia da cultura escolar, com a importância de se entender como a organização escolar interfere nos sujeitos com e Foucault em Vigiar e Punir onde percebemos como as instituições escolares interferem nos sujeitos, e os conceitos Guacira Louros Gênero, sexualidade e educação, com o enfoque nas entrevistas das ex’s alunas partindo da primícias de como a vida delas tinham sido mudadas através da educação com o principal eixo problematizado o cotidiano escolar dessas meninas que estudaram na escola com um formato de internato, onde a escola teve papel fundamental na sua formação.