O debate sobre a formação continuada de docentes configura-se como uma temática importante e essencial para qualidade do processo de ensino e aprendizagem, em função do despertar dos múltiplos olhares para a reflexão das práticas docentes e dos desafios que esta suscita aos educadores e à escola enquanto espaço de reflexões e debates. Esta pesquisa foi desenvolvida nos municípios de São Mateus do Maranhão- MA e Lago da Pedra –MA, com as Coordenadoras-gerais da Educação Infantil destes municípios, uma vez que, entende-se que para que o processo formativo continuado ocorra de maneira satisfatória e adequada é necessário que a gestão busque estratégias para o bom desenvolvimento de uma educação de qualidade. Tem como escopo elucidar a respeito do processo de formação continuada de docentes da educação infantil nos municípios de Lago da Pedra- MA e São Mateus do Maranhão- MA através de relatos e opiniões paralelas das Coordenadoras da Educação Infantil destes municípios. Ancorada nos autores: NÓVOA (2002), CARNEIRO (2014) e nos dispositivos legais que versam sobre a formação de professores destacando a Constituição Federal (1988), a LDBEM nº 9394/96, RCNEI (1988), DCNEI (2013); dentre outros autores e dispositivos que fundamentam a temática em foco. É uma pesquisa exploratória com enfoque qualitativo; na qual se realizou a pesquisa bibliográfica e de campo. Associando-se a estes procedimentos a entrevista semiestruturada, como instrumento de coleta de dados. A pesquisa ocorreu de janeiro de 2016 a abril de 2017. Os resultados obtidos favorecem a compreensão a respeito da importância da formação continuada das professoras da Educação Infantil, no processo de (re) construção das práticas educativas e do saber docente proporcionando melhorias na aprendizagem das crianças pequenas dos municípios de Lago da Pedra- MA e São Mateus do Maranhão- MA.