A INCLUSÃO DA LIBRAS NO ESPAÇO ESCOLAR: PROFESSOR SURDO NO DESENVOLVIMENTO DO CENÁRIO SOCIOEDUCACIONAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35380 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1238 "inscrito_id" => 6921 "titulo" => "A INCLUSÃO DA LIBRAS NO ESPAÇO ESCOLAR: PROFESSOR SURDO NO DESENVOLVIMENTO DO CENÁRIO SOCIOEDUCACIONAL" "resumo" => "A inclusão de Língua Brasileira de Sinais – Libras - no espaço escolar é um assunto atual e importante. Nesse sentido, a questão da inclusão escolar da Libras e consequentemente do professor surdo para atender a demanda da região tem sido alvo de reflexões a respeito da realidade na escolas regulares. O objetivo do estudo foi reconhecer o espaço escolar e a diferença linguística na região desde o início da educação de surdos. Metodologicamente, este estudo baseia-se em uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório, por meio de uma pesquisa de campo. Os sujeitos de pesquisa são um professor surdo de Libras, a coordenadora pedagógica da escola e uma das professoras do aluno surdo matriculado na escola que dão as opiniões sobre o cenário educacional de Libras na escola. A partir da nossa pesquisa, podemos entrever que a presença de um professor de Libras na escola está mobilizando e desenvolvendo diversos aspectos, que vão desde o campo educacional ao social como um todo. Assim, o ensino de Libras mediado pelo professor surdo, proporcionou a escola um novo olhar sobre as diferenças tanto sociais como linguísticas mostrando também um caráter transformador que faz com que a exclusão por não conhecer se modifique em conhecimento que agrega e que ensina a cada sinal não só das mãos, mas do que é abrir-se a conhecer o diferente de nós. A inclusão da língua na escola levou consigo uma série de fatores, como o conhecimento sobre o ser surdo, sobre as relações sociais, linguísticas, diferenças culturais e dentre outros elementos nesse cenário socioeducacional que para nós foi considerado como um desenvolvimento não só do ambiente escolar, mas para toda a sociedade local, considerando o espaço escolar como um grande espaço de conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LIBRAS, PROFESSOR SURDO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID6921_09092017201021.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DE ACACÍ VIANA NETO" "autor_nome_curto" => "ACACÍ VIANA" "autor_email" => "acaci_vian@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35380 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1238 "inscrito_id" => 6921 "titulo" => "A INCLUSÃO DA LIBRAS NO ESPAÇO ESCOLAR: PROFESSOR SURDO NO DESENVOLVIMENTO DO CENÁRIO SOCIOEDUCACIONAL" "resumo" => "A inclusão de Língua Brasileira de Sinais – Libras - no espaço escolar é um assunto atual e importante. Nesse sentido, a questão da inclusão escolar da Libras e consequentemente do professor surdo para atender a demanda da região tem sido alvo de reflexões a respeito da realidade na escolas regulares. O objetivo do estudo foi reconhecer o espaço escolar e a diferença linguística na região desde o início da educação de surdos. Metodologicamente, este estudo baseia-se em uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório, por meio de uma pesquisa de campo. Os sujeitos de pesquisa são um professor surdo de Libras, a coordenadora pedagógica da escola e uma das professoras do aluno surdo matriculado na escola que dão as opiniões sobre o cenário educacional de Libras na escola. A partir da nossa pesquisa, podemos entrever que a presença de um professor de Libras na escola está mobilizando e desenvolvendo diversos aspectos, que vão desde o campo educacional ao social como um todo. Assim, o ensino de Libras mediado pelo professor surdo, proporcionou a escola um novo olhar sobre as diferenças tanto sociais como linguísticas mostrando também um caráter transformador que faz com que a exclusão por não conhecer se modifique em conhecimento que agrega e que ensina a cada sinal não só das mãos, mas do que é abrir-se a conhecer o diferente de nós. A inclusão da língua na escola levou consigo uma série de fatores, como o conhecimento sobre o ser surdo, sobre as relações sociais, linguísticas, diferenças culturais e dentre outros elementos nesse cenário socioeducacional que para nós foi considerado como um desenvolvimento não só do ambiente escolar, mas para toda a sociedade local, considerando o espaço escolar como um grande espaço de conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LIBRAS, PROFESSOR SURDO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID6921_09092017201021.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DE ACACÍ VIANA NETO" "autor_nome_curto" => "ACACÍ VIANA" "autor_email" => "acaci_vian@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }