A inclusão de Língua Brasileira de Sinais – Libras - no espaço escolar é um assunto atual e importante. Nesse sentido, a questão da inclusão escolar da Libras e consequentemente do professor surdo para atender a demanda da região tem sido alvo de reflexões a respeito da realidade na escolas regulares. O objetivo do estudo foi reconhecer o espaço escolar e a diferença linguística na região desde o início da educação de surdos. Metodologicamente, este estudo baseia-se em uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório, por meio de uma pesquisa de campo. Os sujeitos de pesquisa são um professor surdo de Libras, a coordenadora pedagógica da escola e uma das professoras do aluno surdo matriculado na escola que dão as opiniões sobre o cenário educacional de Libras na escola. A partir da nossa pesquisa, podemos entrever que a presença de um professor de Libras na escola está mobilizando e desenvolvendo diversos aspectos, que vão desde o campo educacional ao social como um todo. Assim, o ensino de Libras mediado pelo professor surdo, proporcionou a escola um novo olhar sobre as diferenças tanto sociais como linguísticas mostrando também um caráter transformador que faz com que a exclusão por não conhecer se modifique em conhecimento que agrega e que ensina a cada sinal não só das mãos, mas do que é abrir-se a conhecer o diferente de nós. A inclusão da língua na escola levou consigo uma série de fatores, como o conhecimento sobre o ser surdo, sobre as relações sociais, linguísticas, diferenças culturais e dentre outros elementos nesse cenário socioeducacional que para nós foi considerado como um desenvolvimento não só do ambiente escolar, mas para toda a sociedade local, considerando o espaço escolar como um grande espaço de conhecimento.