O processo de formação de professores é um tema assíduo nas pesquisas, contudo o processo de formação de professores de educação física é onde assimila os diferentes significados envolvidos na construção do corpo por isso é importante que os professores da área tenha o conhecimento sobre os direitos humanos básicos de todos. Esse estudo tem como objetivo analisar quanto a existência da disciplina de educação em direitos humanos nos cursos de licenciatura em Educação Física nas faculdades do estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e documental, baseada em livros, artigos científicos e legislação vigente. O estado da Paraíba possui 5 Instituições de Ensino superior que dispõe de Licenciatura em Educação Física na modalidade presencial, sendo 2 particulares e 3 públicas (2 federais e 1 estadual). Como o PPC é um documento oficial da Universidade, e serve como orientação para formação dos programas das disciplinas e seleção de conteúdo por parte dos professores, ele foi a base de dados deste trabalho. Inicialmente, buscou-se nos sites das Universidades. Diante da ausência deste documento na internet, procurou-se as coordenações dos cursos para saber de sua disponibilidade. Devido à recusa de uma Instituição, a pesquisa foi realizada utilizando as informações de 4 Instituições de Ensino Superior. Os resultados mostraram que apenas duas faculdades continha a disciplina de educação em direitos humanos dentre as outras três uma renegou mostrar o documento para analise e as demais não tinha nem como disciplina e nem interdisciplinar. Ao analisar os dados conclui-se que mesmo estando na lei na constituição brasileira que é uma disciplina obrigatório no processo de formação do professor a maioria dos cursos de licenciatura em educação física não trabalha com os discentes a educação em diretos humanos, prejudicando no processo de ensino aprendizagem para vida profissional.