Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS LICENCIATURAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DA PARAÍBA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO INICIAL Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36606
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4524
    "inscrito_id" => 9362
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS LICENCIATURAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DA PARAÍBA"
    "resumo" => "O processo de formação de professores é um tema assíduo nas pesquisas, contudo o processo de formação de professores de educação física é onde assimila os diferentes significados envolvidos na construção do corpo por isso é importante que os professores da área tenha o conhecimento sobre os direitos humanos básicos de todos. Esse estudo tem como objetivo analisar quanto a existência da disciplina de educação em direitos humanos nos cursos de licenciatura em Educação Física nas faculdades do estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e documental, baseada em livros, artigos científicos e legislação vigente. O estado da Paraíba possui 5 Instituições de Ensino superior que dispõe de Licenciatura em Educação Física na modalidade presencial, sendo 2 particulares e 3 públicas (2 federais e 1 estadual). Como o PPC é um documento oficial da Universidade, e serve como orientação para formação dos programas das disciplinas e seleção de conteúdo por parte dos professores, ele foi a base de dados deste trabalho. Inicialmente, buscou-se nos sites das Universidades. Diante da ausência deste documento na internet, procurou-se as coordenações dos cursos para saber de sua disponibilidade.  Devido à recusa de uma Instituição, a pesquisa foi realizada utilizando as informações de 4 Instituições de Ensino Superior. Os resultados mostraram que apenas duas faculdades continha a disciplina de educação em direitos humanos dentre as outras três uma renegou mostrar o documento para analise e as demais não tinha nem como disciplina e nem interdisciplinar. Ao analisar os dados conclui-se que mesmo estando na lei na constituição brasileira que é uma disciplina obrigatório no processo de formação do professor a maioria dos cursos de licenciatura em educação física não trabalha com os discentes a educação em diretos humanos, prejudicando no processo de ensino aprendizagem para vida profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA11_ID9362_16102017223442.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDRIELE GADELHA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ANDRIELLY"
    "autor_email" => "gadelhaandriele@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36606
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4524
    "inscrito_id" => 9362
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS LICENCIATURAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DA PARAÍBA"
    "resumo" => "O processo de formação de professores é um tema assíduo nas pesquisas, contudo o processo de formação de professores de educação física é onde assimila os diferentes significados envolvidos na construção do corpo por isso é importante que os professores da área tenha o conhecimento sobre os direitos humanos básicos de todos. Esse estudo tem como objetivo analisar quanto a existência da disciplina de educação em direitos humanos nos cursos de licenciatura em Educação Física nas faculdades do estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e documental, baseada em livros, artigos científicos e legislação vigente. O estado da Paraíba possui 5 Instituições de Ensino superior que dispõe de Licenciatura em Educação Física na modalidade presencial, sendo 2 particulares e 3 públicas (2 federais e 1 estadual). Como o PPC é um documento oficial da Universidade, e serve como orientação para formação dos programas das disciplinas e seleção de conteúdo por parte dos professores, ele foi a base de dados deste trabalho. Inicialmente, buscou-se nos sites das Universidades. Diante da ausência deste documento na internet, procurou-se as coordenações dos cursos para saber de sua disponibilidade.  Devido à recusa de uma Instituição, a pesquisa foi realizada utilizando as informações de 4 Instituições de Ensino Superior. Os resultados mostraram que apenas duas faculdades continha a disciplina de educação em direitos humanos dentre as outras três uma renegou mostrar o documento para analise e as demais não tinha nem como disciplina e nem interdisciplinar. Ao analisar os dados conclui-se que mesmo estando na lei na constituição brasileira que é uma disciplina obrigatório no processo de formação do professor a maioria dos cursos de licenciatura em educação física não trabalha com os discentes a educação em diretos humanos, prejudicando no processo de ensino aprendizagem para vida profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA11_ID9362_16102017223442.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDRIELE GADELHA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ANDRIELLY"
    "autor_email" => "gadelhaandriele@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O processo de formação de professores é um tema assíduo nas pesquisas, contudo o processo de formação de professores de educação física é onde assimila os diferentes significados envolvidos na construção do corpo por isso é importante que os professores da área tenha o conhecimento sobre os direitos humanos básicos de todos. Esse estudo tem como objetivo analisar quanto a existência da disciplina de educação em direitos humanos nos cursos de licenciatura em Educação Física nas faculdades do estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e documental, baseada em livros, artigos científicos e legislação vigente. O estado da Paraíba possui 5 Instituições de Ensino superior que dispõe de Licenciatura em Educação Física na modalidade presencial, sendo 2 particulares e 3 públicas (2 federais e 1 estadual). Como o PPC é um documento oficial da Universidade, e serve como orientação para formação dos programas das disciplinas e seleção de conteúdo por parte dos professores, ele foi a base de dados deste trabalho. Inicialmente, buscou-se nos sites das Universidades. Diante da ausência deste documento na internet, procurou-se as coordenações dos cursos para saber de sua disponibilidade. Devido à recusa de uma Instituição, a pesquisa foi realizada utilizando as informações de 4 Instituições de Ensino Superior. Os resultados mostraram que apenas duas faculdades continha a disciplina de educação em direitos humanos dentre as outras três uma renegou mostrar o documento para analise e as demais não tinha nem como disciplina e nem interdisciplinar. Ao analisar os dados conclui-se que mesmo estando na lei na constituição brasileira que é uma disciplina obrigatório no processo de formação do professor a maioria dos cursos de licenciatura em educação física não trabalha com os discentes a educação em diretos humanos, prejudicando no processo de ensino aprendizagem para vida profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.