O artigo apresenta modos de construções de aprendizagem líquida experienciadas pelos professores no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM – de Mossoró/RN, ao promover a interação subjetiva e inventiva com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC –. No segundo semestre de 2016, novos cursos foram ofertados no NTM, tendo como objetivo propor a tessitura de redes de aprendizagem construídas no coletivo interativo entre professores formadores e professores cursistas da rede municipal, os cursos ofertados foram: “Impress e PowerPoint na prática pedagógica” e “Audiovisual no espaço escolar”. Estes cursos trazem a proposta da aprendizagem líquida nos processos, propondo a construção contínua, dinâmica e coletiva. A implantação destes cursos surgiu com as necessidades cotidianas e pedagógicas dos educadores, resultado das avaliações dos cursos propostos pelo PROINFO, que segue um roteiro com textos e atividades já elaboradas. Neste fazer percebemos e observamos as construções de aprendizagem líquida do curso, onde o aprender a aprender aconteceu no coletivo, nos relatos das experiências, nas inovações, invenções do fazer pedagógico em sala de aula e nos encontros presenciais do curso. Alguns autores contribuíram com a análise: Bauman (2001), Lévy (1999, 2003), Illich (1985), Maturana e Varela (2006, 2011). O percurso metodológico exploratório proposto na formação continuada viabilizou o movimento e a conversação, possibilitando o encontro de si com as tecnologias como ferramenta interativa e líquida. O estudo conclui que a liquidez nos fazeres pedagógicos e o prazer no aprender algo significativo permite a construção de um ambiente leve e conectado com o desejo de aprender continuamente.