Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: DISCUSSÕES SOBRE NOVOS MODOS DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM LÍQUIDA EM REDE

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM LÍQUIDA., REDES., INVENÇÕES., FAZER PEDAGÓGICO. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37884
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2369
    "inscrito_id" => 5303
    "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: DISCUSSÕES SOBRE NOVOS MODOS DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM LÍQUIDA EM REDE"
    "resumo" => "O artigo apresenta modos de construções de aprendizagem líquida experienciadas pelos professores no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM – de Mossoró/RN, ao promover a interação subjetiva e inventiva com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC –. No segundo semestre de 2016, novos cursos foram ofertados no NTM, tendo como objetivo propor a tessitura de redes de aprendizagem construídas no coletivo interativo entre professores formadores e professores cursistas da rede municipal, os cursos ofertados foram: “Impress e PowerPoint na prática pedagógica” e “Audiovisual no espaço escolar”. Estes cursos trazem a proposta da aprendizagem líquida nos processos, propondo a construção contínua, dinâmica e coletiva. A implantação destes cursos surgiu com as necessidades cotidianas e pedagógicas dos educadores, resultado das avaliações dos cursos propostos pelo PROINFO, que segue um roteiro com textos e atividades já elaboradas. Neste fazer percebemos e observamos as construções de aprendizagem líquida do curso, onde o aprender a aprender aconteceu no coletivo, nos relatos das experiências, nas inovações, invenções do fazer pedagógico em sala de aula e nos encontros presenciais do curso. Alguns autores contribuíram com a análise: Bauman (2001), Lévy (1999, 2003), Illich (1985), Maturana e Varela (2006, 2011). O percurso metodológico exploratório proposto na formação continuada viabilizou o movimento e a conversação, possibilitando o encontro de si com as tecnologias como ferramenta interativa e líquida. O estudo conclui que a liquidez nos fazeres pedagógicos e o prazer no aprender algo significativo permite a construção de um ambiente leve e conectado com o desejo de aprender continuamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM LÍQUIDA., REDES., INVENÇÕES., FAZER PEDAGÓGICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5303_11092017214930.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTHIANE MARQUES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTHIANE"
    "autor_email" => "cristhiane.rn@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37884
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2369
    "inscrito_id" => 5303
    "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: DISCUSSÕES SOBRE NOVOS MODOS DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM LÍQUIDA EM REDE"
    "resumo" => "O artigo apresenta modos de construções de aprendizagem líquida experienciadas pelos professores no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM – de Mossoró/RN, ao promover a interação subjetiva e inventiva com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC –. No segundo semestre de 2016, novos cursos foram ofertados no NTM, tendo como objetivo propor a tessitura de redes de aprendizagem construídas no coletivo interativo entre professores formadores e professores cursistas da rede municipal, os cursos ofertados foram: “Impress e PowerPoint na prática pedagógica” e “Audiovisual no espaço escolar”. Estes cursos trazem a proposta da aprendizagem líquida nos processos, propondo a construção contínua, dinâmica e coletiva. A implantação destes cursos surgiu com as necessidades cotidianas e pedagógicas dos educadores, resultado das avaliações dos cursos propostos pelo PROINFO, que segue um roteiro com textos e atividades já elaboradas. Neste fazer percebemos e observamos as construções de aprendizagem líquida do curso, onde o aprender a aprender aconteceu no coletivo, nos relatos das experiências, nas inovações, invenções do fazer pedagógico em sala de aula e nos encontros presenciais do curso. Alguns autores contribuíram com a análise: Bauman (2001), Lévy (1999, 2003), Illich (1985), Maturana e Varela (2006, 2011). O percurso metodológico exploratório proposto na formação continuada viabilizou o movimento e a conversação, possibilitando o encontro de si com as tecnologias como ferramenta interativa e líquida. O estudo conclui que a liquidez nos fazeres pedagógicos e o prazer no aprender algo significativo permite a construção de um ambiente leve e conectado com o desejo de aprender continuamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM LÍQUIDA., REDES., INVENÇÕES., FAZER PEDAGÓGICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5303_11092017214930.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTHIANE MARQUES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTHIANE"
    "autor_email" => "cristhiane.rn@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O artigo apresenta modos de construções de aprendizagem líquida experienciadas pelos professores no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM – de Mossoró/RN, ao promover a interação subjetiva e inventiva com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC –. No segundo semestre de 2016, novos cursos foram ofertados no NTM, tendo como objetivo propor a tessitura de redes de aprendizagem construídas no coletivo interativo entre professores formadores e professores cursistas da rede municipal, os cursos ofertados foram: “Impress e PowerPoint na prática pedagógica” e “Audiovisual no espaço escolar”. Estes cursos trazem a proposta da aprendizagem líquida nos processos, propondo a construção contínua, dinâmica e coletiva. A implantação destes cursos surgiu com as necessidades cotidianas e pedagógicas dos educadores, resultado das avaliações dos cursos propostos pelo PROINFO, que segue um roteiro com textos e atividades já elaboradas. Neste fazer percebemos e observamos as construções de aprendizagem líquida do curso, onde o aprender a aprender aconteceu no coletivo, nos relatos das experiências, nas inovações, invenções do fazer pedagógico em sala de aula e nos encontros presenciais do curso. Alguns autores contribuíram com a análise: Bauman (2001), Lévy (1999, 2003), Illich (1985), Maturana e Varela (2006, 2011). O percurso metodológico exploratório proposto na formação continuada viabilizou o movimento e a conversação, possibilitando o encontro de si com as tecnologias como ferramenta interativa e líquida. O estudo conclui que a liquidez nos fazeres pedagógicos e o prazer no aprender algo significativo permite a construção de um ambiente leve e conectado com o desejo de aprender continuamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.