Este trabalho visa compreender como os conhecimentos teóricos e práticos advindos das experiências adquiridas ao longo da construção do robô pelo Clube da Robótica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG - Campus Almenara) podem contribuir para a vida cotidiana no campo das tecnologias; especificamente, no que se refere ao controle das residências. O clube da robótica surgiu a partir do interesse de alguns professores em criar equipes de estudo e desenvolvimento autônomos e soluções automatizadas, de forma que fosse instigada a curiosidade e o estímulo ao estudo e aprimoramento dos conhecimentos já adquiridos com o curso em programação, além de promover um contato do aluno com uma diferenciada proposta de trabalho. No que tange ao campo teórico, lançou-se mão dos conceitos de Placa de Prototipagem Arduino, (BANZI e SHILOH, 2015), Linguagem de Programação baseada em C++ (SAADE, 2003) e Internet das Coisas (OLIVEIRA, 2017) para o desenvolvimento dos projetos que envolvem o Clube da Robótica. Já no campo prático, instruiu-se os alunos a como realizar o manuseio das peças eletrônicas, apresentando tutoriais de montagem e manutenção dos robôs automatizados e desenvolvimento de estratégias com o intuito de obter resultados de forma mais satisfatória utilizando a programação. Metodologicamente, foram selecionados dezesseis alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, por meio de interesse com a temática, no intuito de participarem desse grupo de extensão. Os alunos participantes foram convidados a realizar um minicurso sobre Arduino e circuitos eletrônicos, fundamentais para o desenvolvimento de protótipos capazes de efetuar as exigências dos percursos propostos pela Olimpíada Brasileira de Robótica, na modalidade prática. As análises dos conhecimentos e dados iniciais permitem problematizar que, a plataforma Arduino juntamente com a Internet das Coisas, torna-se possível desenvolver e montar um sistema de automação de uma residência. Para a automação, faz-se necessário o uso de alguns sensores e circuitos eletrônicos, integrados à programação armazenada na memória flash presente na placa de prototipagem e da necessidade de interação do homem com essas tecnologias. Por fim, o Clube da Robótica, ao ser composto por estudantes do Ensino Médio Integrado ao Curso de Informática de diferentes etapas educacionais – 1º 2º e 3º anos - proporciona uma aprendizagem favorável à diversidade e ao crescimento intelectual, que transcende os muros da escola e ressignifica a relação alunos e cidadãos.