Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS NA EJA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA TURMA DO 2° CICLO DA MODALIDADE EJA DO SESC-LER PARINTINS.

Palavra-chaves: VIVÊNCIAS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SESC-LER Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38903
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3116
    "inscrito_id" => 4955
    "titulo" => "VIVÊNCIAS NA EJA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA TURMA DO 2° CICLO DA MODALIDADE EJA DO SESC-LER PARINTINS."
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo descrever o resultado de uma experiência vivenciada por acadêmicos do 4 período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Amazonas – UEA, na turma de 2° ciclo do Centro Educacional Joaquim Gonçalves Araújo – SESC. Será destacada a realidade observada em sala de aula, a prática pedagógica desempenhada, as problemáticas e perspectivas do educador e educandos da modalidade EJA. Os dados foram obtidos por meio de uma prática de campo que ocorreu no período de 30 de Maio a 03 de junho de 2016. A pesquisa ressalta a importância do contato com a realidade educacional no intuito de interligar a teoria e a prática, dando relevância à práxis educacional, importante para uma educação de qualidade. Como reflexão e aporte teórico trouxemos em nossa pesquisa autores como Carneiro (2010), Freire (1996), Haddad (2007), Lakatos; MARCONI (2003), Leal (2007), dentre outros. A partir das análises se faz necessária uma reflexão sobre o trabalho exercido com o público da EJA, visto que a metodologia deve ser diferenciada nessa modalidade, levando sempre em consideração a vivência dos educandos. O estudo proporcionou uma experiência de grande relevância para a construção de saberes necessários à prática docente. Por intermédio desta pesquisa analisamos o que a LDB traz em debate correlação a EJA como instrumento constitucional na luta pela alfabetização de pessoas que não tiveram a chance de concluir seus estudos. Espera-se por meio deste trabalho contribuir para a reflexão do processo ensino-aprendizagem em turmas da modalidade EJA, suas dificuldades e perspectivas dos sujeitos deste processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "VIVÊNCIAS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SESC-LER"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID4955_05102017122044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERLAN MELO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERLAN MELO"
    "autor_email" => "roberlan90@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38903
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3116
    "inscrito_id" => 4955
    "titulo" => "VIVÊNCIAS NA EJA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA TURMA DO 2° CICLO DA MODALIDADE EJA DO SESC-LER PARINTINS."
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo descrever o resultado de uma experiência vivenciada por acadêmicos do 4 período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Amazonas – UEA, na turma de 2° ciclo do Centro Educacional Joaquim Gonçalves Araújo – SESC. Será destacada a realidade observada em sala de aula, a prática pedagógica desempenhada, as problemáticas e perspectivas do educador e educandos da modalidade EJA. Os dados foram obtidos por meio de uma prática de campo que ocorreu no período de 30 de Maio a 03 de junho de 2016. A pesquisa ressalta a importância do contato com a realidade educacional no intuito de interligar a teoria e a prática, dando relevância à práxis educacional, importante para uma educação de qualidade. Como reflexão e aporte teórico trouxemos em nossa pesquisa autores como Carneiro (2010), Freire (1996), Haddad (2007), Lakatos; MARCONI (2003), Leal (2007), dentre outros. A partir das análises se faz necessária uma reflexão sobre o trabalho exercido com o público da EJA, visto que a metodologia deve ser diferenciada nessa modalidade, levando sempre em consideração a vivência dos educandos. O estudo proporcionou uma experiência de grande relevância para a construção de saberes necessários à prática docente. Por intermédio desta pesquisa analisamos o que a LDB traz em debate correlação a EJA como instrumento constitucional na luta pela alfabetização de pessoas que não tiveram a chance de concluir seus estudos. Espera-se por meio deste trabalho contribuir para a reflexão do processo ensino-aprendizagem em turmas da modalidade EJA, suas dificuldades e perspectivas dos sujeitos deste processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "VIVÊNCIAS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SESC-LER"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID4955_05102017122044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERLAN MELO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERLAN MELO"
    "autor_email" => "roberlan90@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descrever o resultado de uma experiência vivenciada por acadêmicos do 4 período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Amazonas – UEA, na turma de 2° ciclo do Centro Educacional Joaquim Gonçalves Araújo – SESC. Será destacada a realidade observada em sala de aula, a prática pedagógica desempenhada, as problemáticas e perspectivas do educador e educandos da modalidade EJA. Os dados foram obtidos por meio de uma prática de campo que ocorreu no período de 30 de Maio a 03 de junho de 2016. A pesquisa ressalta a importância do contato com a realidade educacional no intuito de interligar a teoria e a prática, dando relevância à práxis educacional, importante para uma educação de qualidade. Como reflexão e aporte teórico trouxemos em nossa pesquisa autores como Carneiro (2010), Freire (1996), Haddad (2007), Lakatos; MARCONI (2003), Leal (2007), dentre outros. A partir das análises se faz necessária uma reflexão sobre o trabalho exercido com o público da EJA, visto que a metodologia deve ser diferenciada nessa modalidade, levando sempre em consideração a vivência dos educandos. O estudo proporcionou uma experiência de grande relevância para a construção de saberes necessários à prática docente. Por intermédio desta pesquisa analisamos o que a LDB traz em debate correlação a EJA como instrumento constitucional na luta pela alfabetização de pessoas que não tiveram a chance de concluir seus estudos. Espera-se por meio deste trabalho contribuir para a reflexão do processo ensino-aprendizagem em turmas da modalidade EJA, suas dificuldades e perspectivas dos sujeitos deste processo educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.