O presente trabalho tem por objetivo descrever o resultado de uma experiência vivenciada por acadêmicos do 4 período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Amazonas – UEA, na turma de 2° ciclo do Centro Educacional Joaquim Gonçalves Araújo – SESC. Será destacada a realidade observada em sala de aula, a prática pedagógica desempenhada, as problemáticas e perspectivas do educador e educandos da modalidade EJA. Os dados foram obtidos por meio de uma prática de campo que ocorreu no período de 30 de Maio a 03 de junho de 2016. A pesquisa ressalta a importância do contato com a realidade educacional no intuito de interligar a teoria e a prática, dando relevância à práxis educacional, importante para uma educação de qualidade. Como reflexão e aporte teórico trouxemos em nossa pesquisa autores como Carneiro (2010), Freire (1996), Haddad (2007), Lakatos; MARCONI (2003), Leal (2007), dentre outros. A partir das análises se faz necessária uma reflexão sobre o trabalho exercido com o público da EJA, visto que a metodologia deve ser diferenciada nessa modalidade, levando sempre em consideração a vivência dos educandos. O estudo proporcionou uma experiência de grande relevância para a construção de saberes necessários à prática docente. Por intermédio desta pesquisa analisamos o que a LDB traz em debate correlação a EJA como instrumento constitucional na luta pela alfabetização de pessoas que não tiveram a chance de concluir seus estudos. Espera-se por meio deste trabalho contribuir para a reflexão do processo ensino-aprendizagem em turmas da modalidade EJA, suas dificuldades e perspectivas dos sujeitos deste processo educacional.