Este trabalho consistiu em duas partes, a primeira etapa foi uma análise qualitativa do armazenamento, tempo de duração e o manuseio das hortaliças. A coleta de dados se deu por meio de visita de campo, onde foram aplicados questionários aos vendedores e consumidores do Mercado Central de Caxias-MA. O questionário, composto de 5 questões, foi utilizado para estimativa das informações proposta neste trabalho. Nesta analise foram avaliadas as condições do ambiente, verificando a temperatura em diferentes horários em que são comercializadas as hortaliças, a forma de armazenamento e o tempo de vida útil das hortaliças no mercado. A segunda etapa consistiu na socialização desses dados para os alunos do ensino médio do Instituto, onde primeiramente foi aplicado um questionário para medir o conhecimento prévio dos alunos, posteriormente ouve a exposição dialogada da temática e por fim um questionário final para avaliar a relevância da atuação. Percebeu-se a relevância de se socializar pesquisas realizadas por estudante de graduação para os estudantes de ensino médio, pois traz informações científicas relevantes para os alunos, permite que ele venha conhecer e se inteirar do meio acadêmico, instiga a vontade de pesquisar e agrega valores na sua formação cidadã que refletirá então na sua vida em sociedade. Além do mais, a ciência é voltada para a melhoria da sociedade, portanto a socialização cientifica no ambiente escolar é uma forma de irradiar essas informações.