O ensino de História indígena ainda é um permanente desafio em sala de aula, devido ao processo histórico concernente ao ensino no Brasil, pois este deixou muitas lacunas em aberto que precisam ser amenizadas pelas políticas públicas e profissionais comprometidos com a Educação. E diante do movimento de inclusão no Brasil e da luta dos povos indígenas, a história indígena destaque com a promulgação da Lei 11. 645 de fevereiro de 2008, que tornou obrigatório em todo o currículo nacional, dos ensinos fundamental e médio, público e privado, o estudo da história e da cultura indígena, com lembra Itamar Freitas (2010). Este trabalho teve como objetivo fornecer aos educandos algumas contribuições referentes às atualizações concernentes ao ensino de História Indígena e a História local dos povos indígenas que habitaram e habitam o Brasil e em especial a região do Nordeste. As nossas atividades foram desenvolvidas na Escola Conhecer Educacional, localizado na Rua Prefeito Henrique, no município de São José de Mipibu/RN. Foram realizadas no mês de junho de 2017, sendo executadas em três etapas, com educandos do ensino fundamental II, da turma do 7º ano no turno matutino. Constatamos que é de fundamental importância trabalhar e a questão da identidade dos povos indígenas, para promovendo a mudança de atitudes preconceituosas em sala de aula e fora dela. Nesse sentido, o ensino de história pode fazer é desenvolver a consciência histórica para níveis mais complexo e com panoramas de experiência de passado mais ampliados.