O processo de inclusão escolar de crianças autista é um grande desafio para os educadores. Assim, o presente artigo tem como finalidade abordar o tema do autismo sobre os mais diversos ângulos considerando os seus conceitos, causas, características, diagnóstico e tratamento, bem como considerar a atuação do professor e da escola na sociabilidade e habilidade comunicativa da criança autista. Trata-se de um estudo exploratória, do tipo pesquisa bibliográfica e um relato de experiência com um aluno autista. O relato de experiência foi realizado no segundo semestre de 2015, retrata o processo de ensino e aprendizagem de uma professora com uma criança autista em uma Escola Adventista em Garanhuns-PE. Os dados coletados demonstraram que há muito a se fazer na escola regular para incluir as crianças com o Transtorno do Espectro Autista - TEA, considerando suas limitações. O professor deve ter consciência do seu papel como agente de inclusão escolar e consequentemente social da criança com autismo. Concluímos que os aspectos como a qualificação docente, o uso de adequações curriculares e a facilitação da comunicação diferenciada têm sido determinantes no sucesso das crianças com autismo.