Esse trabalho foi desenvolvido na disciplina de Fundamentos Sócio-Políticos e Econômicos da Educação, do curso de Licenciatura Plena em Biologia, na turma do 2° período do IFRN Campus Macau / RN. Onde trabalhamos em sala de aula conteúdos a respeito do capitalismo que nos levou a refletir sobre como esse sistema afeta a sociedade, a educação o empregado e o empregador e o que a mesma pensa a respeito. O estudo teve como objetivo discutir a relação entre educação e trabalho, compreendendo o trabalho como princípio educativo, na sociedade capitalista, a partir da concepção de trabalhadores do município de Macau-RN, bem como mostrar que a educação não consegue sozinha modificar os efeitos do capitalismo. Depois de vários debates e de um estudo bibliográfico em sala de aula, a partir de alguns autores referentes a temática, entre eles, Saviani (1994), sendo aplicado posteriormente, um questionário, com algumas questões objetivas e subjetivas com profissionais de diversas áreas e até mesmo pessoas que se encontravam desempregadas, sendo cada resposta fundamentada em seus conceitos constituídos e firmados em sua trajetória de vida e trabalhista, então, por meio deste, extraímos desses trabalhadores a concepção da educação relacionada ao trabalho na sociedade atual e capitalista. Obtivemos uma diversidade de opiniões, dentre estas a de que a educação por mais importante que seja, jamais poderá sozinha modificar os graves problemas causados pelo capitalismo, dentre estes a desigualdade social. Do mesmo modo que o pensamento e o reconhecimento de que se tivessem estudado mais, teriam uma vida diferente, repletas de outras oportunidades, chances e caminhos.