Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM UMA CRIANÇA DIAGNOSTICADA COM AUTISMO INFANTIL

Palavra-chaves: AUTISMO, INTERVENÇÃO, APRENDIZAGEM, SOCIALIZAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência é fonte de inúmeras discussões e desafios em torno da sociedade contemporânea. E o autismo se apresenta como uma síndrome que afeta o desenvolvimento do sujeito em três importantes áreas: comportamento, comunicação e socialização. Contudo, com o recente incremento nas matrículas de alunos com autismo nas escolas comuns, sua participação nas atividades escolares e aprendizagem ainda se constitui como um desafio para os educadores. Esse trabalho apresenta de forma reduzida um relatório de experiência de uma intervenção psicopedagógica clínica realizada com uma criança diagnosticada clinicamente com autismo infantil, com o objetivo de buscar reflexões a partir de uma análise psicopedagógica e um levantamento de literaturas a respeito do tema em estudo. A avaliação psicopedagógica teve duração de duas semanas, com a realização de sessões de intervenção com duração média de 50 minutos. Na consecução do informe psicopedagógico foram realizadas sessões que se fundamentaram da seguinte forma: entrevista com a escola, professor e gestão, anamnese com a mãe; aplicação da EOCA; aplicação de provas Piagetianas para avaliação do desenvolvimento cognitivo; aplicação de provas projetivas para avaliação da área emocional; aplicação de testes de desempenho sensório-motor para avaliação da área funcional; aplicação de testes para avaliar as habilidades acadêmicas. Ao fim das sessões e estudo se construiu uma devolutiva por meio da avaliação psicopedagógica para seus responsáveis e a instituição escolar onde o estágio foi realizado, constando orientações para a família do educando a procurarem um Centro de Atendimento Educacional Especializado – AEE, para que o mesmo pudesse ser atendido pela equipe multidisciplinar que o centro dispõe, para ajudá-lo no desenvolvimento de suas competências e habilidades, além de informar por meio de hipóteses o resultado da avaliação diante das atividades desenvolvidas na intervenção psicopedagógica.

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